A Hydro informou que toda a área de Recrutamento & Seleção da companhia está sendo treinada para potencializar as oportunidades de contratação de mulheres. No ano passado, 46% dos novas contratações foram de pessoas do gênero feminino. 

Nelia Lapa, Vice-presidente de RH, Comunicação, Saúde e Segurança da Hydro no Brasil, diz que o setor industrial ainda é majoritariamente masculino, inclusive na indústria de alumínio, e a empresa tem trabalhado para mudar este quadro.

Até 2025, a empresa tem a meta global de aumentar a representação deste público em suas equipes para 25%. No Brasil, está atuando em diferentes frentes para atingir este objetivo. 

Além da abertura de vagas afirmativas, da criação de um programa de trainee voltado especificamente para pessoas que se identificam com o gênero feminino e com os programas de Estágio e Jovem Aprendiz com, no mínimo, 50% de mulheres entre os selecionados, a empresa tem investido na capacitação da mão-de-obra feminina nas localidades próximas às suas operações. 

O Programa Operacional, projeto em parceria com a Rede Todos pelo Trabalho, ofereceu cursos profissionalizantes do Senai na área industrial e certificou 84 mulheres nas áreas de Mecânica, Eletricista Industrial e Operação de Processos Químicos, no município de Barcarena, no Pará. 

“Estamos promovendo profissionais internamente nas operações de nossa refinaria Alunorte e da Albras, em Barcarena, e a proposta é que estas mulheres que foram capacitadas pelo Senai ocupem as vagas das mulheres que foram promovidas. Das 84 formadas, 19 já foram contratadas e este banco de talentos continuará sendo nossa referência de contratação na região”, conta a executiva.

Além disso, outra frente de trabalho é garantir que as mulheres se sintam acolhidas e valorizadas pela empresa. Por isso, o Programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento da Hydro tem como premissa básica o acompanhamento e o desenvolvimento das pessoas que se identificam com o gênero feminino. “Sabemos que esta jornada está apenas no começo”, acrescenta Nelia.

As unidades da empresa no Brasil contam com grupos que se reúnem para compartilhar experiências e falar sobre desafios e oportunidades no mercado de trabalho, entre outros assuntos. A presidente e CEO global da Hydro, Hilde Merete Aasheim, participou de uma dessas conversas que já contaram também com a participação de outras executivas da companhia e convidadas externas.