Meu nome é Daniele Astine Barbosa, tenho 26 anos, casada. Trabalho na CSN Mineração em Congonhas (MG) desde 2013. Comecei como operadora de equipamento de beneficiamento de minérios. Inicialmente era tudo novo, até porque não tinha nenhuma experiência. Fui muito bem recebida, eu era a única mulher trabalhando com sete homens. Aprender a cada dia sobre os processos me fez ver que eu devia me especializar. Foi assim que decidi fazer o curso técnico em mineração, o qual contribuiu muito para o meu desenvolvimento. Após um processo de reestruturação interna, passei a realizar atividade de Gestão de Segurança nas equipes. Foi aí que recebi um convite de um antigo supervisor a trabalhar como técnica de produção.
Fiquei responsável pelos KPIs da frota de equipamentos, gestão orçamentaria de sinalização, abertura de Ordens de Serviço e acompanhamento das Limpezas de Estruturas de Drenagem. Foi exatamente neste acompanhamento que tive que aprender a apresentar minhas avaliações com base técnica, pois nem sempre apenas falar era o suficiente. Assim o Sistema de Gestão Ambiental surgiu em minha vida, realizei o curso de Auditor interno da ISO14001:2015 “SGA”. E pelo bom desempenho nas Auditorias fui convidada a realizar o curso de Auditor Interno da ISO9001:2015 “SGQ”. Após ter domínio desses sistemas fui indicada a ser a responsável pelos Sistemas de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão da Qualidade da Gerência.
E acabei descobrindo que aquela frase: “Escolha um trabalho que você ame que nunca mais terá que trabalhar” realmente é verdade. Por ser mulher e saber que o ambiente de produção é um trabalho mais árduo e que a cobrança e a pressão se torna maior a cada dia devido à busca pela excelência, sempre mantive uma postura firme e ética perante aos demais colaboradores. Atualmente curso o 3º Período de Engenharia de Produção, já me imagino fazendo pós em Gestão da Qualidade, pois estou trabalhando diretamente com os Sistemas de Gestão Integrada, a qual me identifiquei desde o primeiro momento.
O desafio é enorme, mas a resiliência não me desampara, sei que terei muitos obstáculos, mas seguirei firme, buscando sempre me desenvolver, trazer métodos eficazes para contribuir com os Sistemas, e hoje tenho a certeza que sou capaz de melhorar a cada dia, pois foi dessa forma que neste tempo me redescobri dentro da Mineração.
*Graduanda em Engenharia de Produção, Daniele Astine Barbosa atua como Técnica de Produção na CSN Mineração.
Desde o primeiro momento que apresentei seu currículo a equipe, tinha a certeza que seria extremamente competente e dedicada aos novos desafios. Parabéns pelas conquistas.