Nathalia Gomide, da EY Brasil, fica entre as 100 mulheres mais influentes da mineração do mundo

Nathalia Gomide, da EY Brasil, fica entre as 100 mulheres mais influentes da mineração do mundo

Com intuito de promover emprego, retenção e progresso para as mulheres na indústria da mineração, a Women in Mining UK, que realiza diversas ações nesse propósito, divulgou a lista WIM100 que destaca as 100 mulheres mais inspiradoras da mineração do ano. Entre as selecionadas está a brasileira Nathalia Gomide, da EY Brasil, que é também diretora do WIM Brasil, no setor de Parcerias e Patrocínio para o movimento. A executiva foi selecionada dentre as mais de 570 indicações de mais de 40 países. A lista é publicada a cada dois anos e está na sua sexta edição.

“Estou muito honrada em fazer parte de uma lista tão seleta quanto essa e que reconhece o trabalho de mulheres no setor de mineração, que é historicamente predominantemente masculino”, afirma Nathalia, que complementa: “Sem contar que esse tipo de iniciativa traz visibilidade para as questões de diversidade e inclusão dentro do setor, além de protagonizar o nosso trabalho numa indústria que é economicamente tão importante para o país”, reforça.

Formada em Relações Internacionais, Nathalia trabalha com mineração há oito anos e sempre teve a agenda de equidade e diversidade como uma das prioridades na carreira. “Acredito que posso gerar uma mudança, trabalhando no setor, para promover uma indústria de mineração mais responsável, diversa e inclusiva. E esse reconhecimento me dá ainda mais força para seguir neste propósito”, finaliza.

Na EY Brasil, a premiada pelo WIM 100 é responsável pelo Centro de Excelência em Mineração (CoE M&M), criado para apoiar o setor mineral com o desenvolvimento de projetos envolvendo tecnologia e inovação, projetos de capital, sustentabilidade, e com expertise especializada de engenheiros de minas, automação, geólogos, dentre outras especialidades. Antes da EY, Nathália trabalhou no setor de mineração no governo britânico, atual Department for Business and Trade, onde atuou por mais de sete anos. “Eu apoiava empresas britânicas a entender e desenvolver negócios no mercado de mineração brasileiro, além de desenvolver o relacionamento entre Brasil e Reino Unido no setor mineral, apresentando a importância do setor para ambos os países e compartilhando boas práticas para uma mineração mais responsável”, frisou.

Liderança no WIM Brasil

Desde maio de 2022, Nathália assumiu o papel de diretora do WIM Brasil, responsável por Parcerias e Patrocínio e salienta a importância do protagonismo feminino na indústria da mineração. “Ser parte da Women in Mining aqui no Brasil me dá ainda mais responsabilidade e oportunidade de atuar na pauta de equidade e diversidade no setor, que é historicamente masculino. A EY é parceira do WIM Brasil no desenvolvimento do Relatório de Indicadores, que acompanha o desenvolvimento da pauta de DEI dentro do setor mineral brasileiro. Em novembro a 4a edição do relatório foi lançada, apresentando números importantes sobre a representatividade feminina no setor, mas que muito ainda tem que ser feito e que temos que ir além das palavras para atingir os objetivos de mais equidade na mineração”, reforçou Nathália.

A EY também conta com uma trajetória pela equidade de gênero, com alguns compromissos firmados como com o Movimento Elas Lideram do Pacto Global, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, mais especificamente com o ODS 5 – Igualdade de Gênero, por exemplo, e o movimento Mulheres em Tecnologia (Women in Tech).