Workshop Opex contará sobre novo Projeto Bandeira que irá produzir lítio em MG

Workshop Opex contará sobre novo Projeto Bandeira que irá produzir lítio em MG

Com previsão de início da obra no segundo trimestre de 2025 e produção no segundo trimestre de 2026, a Lithium Ionic, subsidiária brasileira da MGLIT, contará sobre seu novo Projeto Bandeira, no Vale do Lítio, no estado de Minas Gerais. O projeto será apresentado pelo diretor de Engenharia, Renato Costa, e a estagiária de engenharia, Nathália Mesquita, para contar sobre a produção de espodumênio que será realizada pela Lithium Ionic.

A companhia foi fundada em 2021, quando a MGLIT iniciou com cinco direitos minerários para pesquisa geológica de minério lítio. Em 2022, a Lithium Ionic foi listada na Bolsa de Toronto, e detentora de 100% dos ativos da MGLIT.

As pesquisas geológicas iniciaram então em abril de 2022 e os primeiros resultados de recursos minerais foram divulgados em junho de 2023. O relatório PEA – Preliminary Economic Assessment foi publicado em outubro de 2023 para então o Projeto Bandeira.

O estudo de viabilidade teve início em maio de 2023 e foi concluído em abril de 2024. Em julho deste ano, será iniciado o estudo de Engenharia Básica e as obras da planta em 2025. Com início de produção em 2026, a estimativa é que o Projeto Bandeira produza de 178.000 tpa de concentrado de espodumênio com 5,5% Li2O contido.

A palestra sobre o Projeto Bandeira no 15º Workshop, acontecerá no dia 12 de junho, às 10h, no Centro de Convenções do Expominas, em Belo Horizonte.