Empresa reforça ainda mais a inclusão e a diversidade em seus processos seletivos e alcança 80% de contratações femininas

A LafargeHolcim aposta fortemente na diversidade como um modelo para desenvolver jovens talentos em suas operações em todo Brasil. Este ano, o programa Trainee Industrial ofereceu oportunidade para 14 posições em engenharia (mecânica, de minas, química, elétrica e de produção) e conta com 80% das vagas ocupadas por mulheres.
 

Com início em outubro de 2021, o processo foi 100% virtual, contou com 1.707 inscritos em todo país e priorizou a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Hoje, as mulheres já representam mais de 30% dos estudantes das principais universidades públicas do país no campo da engenharia, segundo o último censo nacional.
 

A área de Recursos Humanos trabalhou o programa com foco em proporcionar um número equalitário de jovens talentos em termos de raça e gênero entre os finalistas, para que os gestores tivessem em mente a perspectiva da diversidade. “Temos predominância masculina nos cursos de engenharia no Brasil. É muito importante a inclusão de mulheres, para fortalecer a diversidade em nossos grupos de trabalho”, analisa Beatriz Rodrigues, Business Partner de Recursos Humanos na LafargeHolcim.
 

Beatriz Rodrigues, Business Partner de Recursos Humanos na LafargeHolcim Brasil.

Juliana Andrigueto, Diretora de RH e Comunicação da empresa, reitera que é uma tendência no planejamento corporativo sempre reforçar a inclusão. “Já tínhamos uma meta de contratar 60% de mulheres para o Trainee Industrial. Procuramos ter sempre os candidatos mais bem avaliados em um mix com a inclusão e o maior equilíbrio de diversidade para o processo seletivo. Nossos jovens talentos proporcionam maior expertise e experiências para nossos negócios, a partir da atuação em nossas operações e projetos”, afirma.
 

Juliana Andrigueto, Diretora de RH e Comunicação da LafargeHolcim Brasil
 

O Programa de Trainee da LafargeHolcim é focado em formar futuros líderes inspiradores, alinhados à cultura organizacional e valores da companhia, proporcionando formação completa, técnica e comportamental, para os jovens talentos que vão ter a oportunidade de vivenciar todas as etapas da linha de produção do cimento e coprocessamento de resíduos. Assim, a empresa trabalha no sentido de alimentar o pipeline em posições chaves e estratégicas, preparando os jovens potenciais talentos para atuar de acordo com a cultura de alta performance da empresa.
 

A jornada de aprendizado desses trainees, que começou em janeiro de 2022, é formada por onboarding personalizado, assessment, workshop, treinamentos, coaching individual, dentre outras ações de desenvolvimentos. Além disso, todos integram o Be Ready Program, programa anual de educação continuada do grupo LafargeHolcim para jovens engenheiros que ingressam na empresa e são orientados por Líderes Mentores com longa experiência na indústria. Esta iniciativa visa ajudar os recém-chegados a terem um crescimento rápido e um programa de carreira estruturado durante 14 meses.
 

Adrianno Arantes, Diretor Industrial, Sustentabilidade e Geocycle, é um exemplo de que o investimento da empresa no programa rende frutos. O executivo iniciou como Engenheiro Trainee na companhia em 1999 e, por meio de uma formação sólida e um plano de desenvolvimento estruturado, desenvolveu sua carreira. “O programa é baseado em nossa estratégia de desenvolver talentos para reforçar o pipeline existente através de um robusto plano de sucessão, alinhado com nossa visão de proporcionar um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Os 14 trainees vão vivenciar um programa de desenvolvimento personalizado, para que adquiram uma formação sólida e desenvolvam habilidades comportamentais e técnicas que permitam assumir posições de liderança no futuro”, destaca.
 

Adrianno Arantes, Diretor Industrial, Sustentabilidade e Geocycle da LafargeHolcim Brasil

Ao final da Jornada de Aprendizagem, esses jovens engenheiros estarão aptos a enfrentar os principais desafios do processo produtivo, bem como compreender e atuar diante dos diferentes cenários e conjunturas de saúde e segurança, meio ambiente, sustentabilidade, qualidade, processos e otimização de custos.

As expectativas dos contratados no programa de Trainee Industrial são grandes e diversificadas. Samantha Gonçalves, engenheira de manutenção selecionada no programa, comenta que deseja ampliar seu conhecimento técnico e construir um perfil de liderança. “Em relação ao conhecimento técnico, tenho certeza de que vou me desenvolver muito em relação ao funcionamento dos equipamentos e processos. Sobre o desenvolvimento do meu perfil, estou ansiosa para aprimorar minhas habilidades de comunicação, negociação, liderança e protagonismo”, comenta.
 

Isac Silva, outro jovem engenheiro de mineração selecionado, propõe que a sustentabilidade e a segurança sejam desafios cotidianos em sua atuação na companhia. “Também espero atuar junto de equipes multidisciplinares para aprender ainda mais sobre o negócio, buscando oportunidades de desenvolver minhas habilidades técnicas e comportamentais”, complementa.
 

Este período, especialmente para o jovem talento, é marcado pela ansiedade de saber como foi sua performance e as perspectivas futuras dos resultados finais da contratação. Ana Carolina Rodrigues, uma das contratadas do Trainee Industrial, indica como foi importante ter total sinergia com a condução, a consultoria, o acompanhamento, o apoio e a comunicação de todo processo pela empresa. “Todas as abordagens – tanto durante o processo seletivo, quanto durante a contratação – foram sempre muito gentis, objetivas e eficazes. Conseguiram humanizar um processo bastante complexo que é avaliação e seleção”, conclui.