Empresa anuncia apoio à programação cultural do espaço que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

A AngloGold Ashanti anuncia que é a mais nova apoiadora da programação cultural do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. O objetivo da parceria – promovida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – é que seja uma oportunidade para o fomento da programação cultural do Museu, consolidando-o como uma referência no Estado. “Minas são muitas, já dizia o escritor mineiro Guimarães Rosa. A diversidade mineral mineira é tão vasta quanto a cultural. A mineração de ouro formou parte da história desse Estado e já faz parte da história do MM Gerdau. Uma parceria muito bem-vinda e certamente duradoura”, relata Márcia Guimarães, diretora do Museu.

Aberto ao público em 2010, o prédio histórico – inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG – abriga importante acervo sobre a mineração e a metalurgia do Estado e é um dos principais ativos culturais de Minas Gerais. “A cultura e a história de Minas Gerais estão enraizadas no nosso DNA. Com mais de 180 anos de atuação, a AngloGold Ashanti é a empresa privada com atuação mais longínqua no Brasil e a parceria com o MM Gerdau reforça a nossa preocupação na preservação da história e na valorização da cultura”, destaca Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.

Centro de Memória Morro Velho

Ao apoiar o Museu, a empresa promove o intercâmbio com outro ativo do patrimônio histórico do Estado: o Centro de Memória Morro Velho (atualmente AngloGold Ashanti). Localizado em Nova Lima, o espaço é o mais antigo em atividade em Minas Gerais, com 21 anos de inauguração. Está sediado em um casarão em estilo colonial inglês do século XIX. Ao todo são 25 cômodos de exposição com equipamentos de mineração, mobiliário, utensílios, fotografias e documentos.

O Centro de Memória é aberto ao público com entrada franca. Os objetos mais representativos são os aparelhos de raio-X (ampolas e outros acessórios) do Hospital da companhia (um dos primeiros da América Latina e do Brasil) e uma mesa cirúrgica (do início do século XIX), amostras de minerais, balanças de precisão, lanternas de mineiros e perfuratrizes. Outras atrações são uma caixa de música (datada de 1800) e um conjunto de chá em porcelana – presente da Seleção Inglesa de Futebol (1950).