A ArcelorMittal adquiriu a mina de Serra Azul em 2008, após a implantação de uma Unidade de Tratamento de minério fino feita pela London Mining. A empresa britânica havia comprado a área da Minas Itatiaiuçu, pertencente à família Tavares.

A mina tem capacidade produtiva de mais de 500 mil t/ano de minério de ferro granulado; e de 3,3 milhões t/ano desinter feed. Em Serra Azul, a ArcellorMittal tem como vizinhos a Usiminas e a Minerita. A área licenciada abrange 620 hectares, com reservas estimadas em mais de 1,2 bilhão t de recurso geológico potencial. A vida útil da mina supera os 100 anos.

As jazidas estão inseridas no Quadrilátero Ferrífero, que é a maior área produtora de minério de ferro no País. Especialistas estimam que a região, que corta os municípios de Brumadinho, Igarapé, Itatiaiuçu, Itaúna, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas, possui reservas de mais de 3 bilhões t de minério de ferro.

Já a Mina do Andrade, que completou 80 anos este ano, foi fundada em 1935 pela CSBM (Companhia Siderúrgica Belgo Mineira) e retomada da Vale (que havia arrendado) pela ArcelorMittal em 2009. A mina se destaca por ser a única unidade do grupo a atingir a marca de 23 anos sem acidentes com perda de tempo. Situada em Bela Vista de Minas, no Vale do Aço, aunidadeatende a' siderúrgica da empresa em Monlevade (MG) e, a partir de 2011, iniciou suas vendas para o mercado doméstico. Em 2012, com a expansão da mina, a capacidade passou de 1,5 milhão para 3,5 milhões t/ano desinter feed. A lavra do minério de ferro e´ realizada a céu aberto e o embarque para a usina é feito por ferrovia.

Fonte: Revista Minérios & Minerales