A gerente executiva de Comunicação, Diversidade e Inclusão da Aperam South America (ASA), Raquel Faria, acaba de assumir a chefia global de comunicação da Aperam, que tem sede em Luxemburgo, na Europa.
A empresa coloca a sustentabilidade no centro de seus negócios, e essa é uma área em que Raquel tem uma história de sucesso na Aperam South America. A unidade foi a primeira siderúrgica do mundo do segmento de aços planos especiais a obter o balanço carbono neutro – remoção de todos os gases de efeito estufa que emite em seu processo produtivo.
Em fevereiro de 2023, a unidade brasileira conquistou a certificação Responsible Steel, igualando-se a outras plantas europeias, após um ano de rigorosa auditoria que envolveu todos os stakeholders da empresa.
Foram feitas mudanças no time de liderança do grupo com objetivo de fortalecer ainda mais o papel da Aperam como indutora da economia circular. “Um forte motivador para as mudanças anunciadas recentemente na equipe de liderança é nossa ambição de criar valor para a empresa por meio de nosso papel na economia circular e posição de liderança como produtor de aço responsável”, diz a empresa.
Para tanto, o time de liderança solicitou que Raquel Faria liderasse essa nova missão. A executiva é formada em administração com habilitação em comércio exterior e pós-graduada em marketing, e se reportará diretamente a Bert Lyssens, diretor de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Comunicação. Ao mesmo tempo, gerenciará todos os esforços, ferramentas e processos de comunicação da Aperam em nível global.
“Estou muito feliz pela oportunidade e reconhecimento. Acho que essa é uma abertura de caminho para todos os meus colegas da Aperam no Brasil”, afirma Raquel, que é de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela diz ter desenvolvido, em 22 anos de trabalho no grupo – primeiramente Acesita, ArcelorMittal e finalmente, Aperam – uma “afinidade forte com nosso produto e nossa gente”.
“Como a maioria dos colaboradores da empresa, o aço inoxidável corre em nossas veias e, a cada dia, somos testemunhas de como pode melhorar o cotidiano das pessoas. Também aprendi como as pessoas à minha volta são tão orgulhosas em trabalhar com aço em diferentes localidades e em diferentes segmentos de negócios”, diz a executiva.
Ela se diz motivada com a nova missão. “Estou sempre aberta ao aprendizado e novas oportunidades desde que tenham um propósito claro e, que ao mesmo tempo, seja desafiador. O propósito é importante para mim e é a razão pela qual meço a minha motivação diária e dedicação à minha profissão”. Para Raquel, integridade e honestidade garantem um posicionamento coerente e uma estratégia de comunicação integrada, buscando novas maneiras de estreitar o relacionamento entre a empresa e as partes interessadas.
Sobre a Aperam
Atualmente a Aperam tem capacidade instalada de 2,5 milhões de toneladas de aços planos inoxidáveis e elétricos. Além de sua rede industrial, distribuída por seis unidades produtivas no Brasil, Bélgica e França, a companhia possui uma rede de distribuição, processamento e serviços altamente integrada, com capacidade única de produzir soluções com baixa pegada de carbono e energia renovável de biomassa, sucata de aço inoxidável e sucata de ligas de alto desempenho.
No Brasil, além da siderúrgica que produz o Aço Verde, localizada em Timóteo, no Vale do Aço, o grupo tem uma unidade dedicada à produção de energia renovável, a Aperam BioEnergia. A unidade tem capacidade única de produzir carvão feito a partir de sua própria floresta certificada pelo FSC ® e com a ELG. Em 2022, Aperam teve faturamento de 8,156 milhões de euros e embarques de 2,31 milhões de toneladas.
Últimos Comentários