Após um investimento de cerca de R$ 400 milhões de reais do Grupo Aurantiaca, (Aurantiaca Agrícola, Aurantiaca Holding e Frysk), Conde (BA) já reflete os benefícios trazidos com a chegada da empresa, que ocorreu há cerca de três anos.
De acordo com o IBGE, a renda per capita do município foi inferior a R$ 140,00 entre 2000 a 2010. Porém, a vida da população mudou com as oportunidades de emprego com carteira assinada. Arilma Santana do Nascimento, colaboradora da Frysk, trabalha na área de serviços gerais da indústria. “A mudança foi completa na minha vida com a chegada da Aurantiaca em Conde. Visando meu futuro, eu quero e preciso estudar para me aprimorar, ser melhor no que faço. Fiz vestibular, passei e agora vou seguir em frente. Vou colocar meu filho em uma escola boa e realizar meus sonhos”, comenta Arilma.
A empresa também tem criado oportunidades para produtores de coco da região, que trabalham no sistema de agricultura familiar. A companhia emprega atualmente 457 colaboradores, sendo 267 pessoas nas fazendas da Aurantiaca Agrícola; 55 na Aurantiaca Holding, em Salvador e 131 na Frysk. Cerca de 70% dos funcionários são pessoas do município.
De acordo com a analista de recursos humanos, Camila Lins, o objetivo da empresa é priorizar as pessoas da região. “Só quando se trata de um cargo muito técnico e não encontramos pessoas na área, aí temos que buscar fora. Estamos procurando desenvolver as pessoas da região para o mercado de trabalho. Eles chegam crus aqui, mas são esforçados e estão dispostos a aprender. Eles agarram a oportunidade e se transformam em profissionais”, explica Camila.
A companhia trouxe para o município um novo horizonte de oportunidades, segundo a Maria Joana Modesto Santos, que trabalha na área de recursos humanos da Aurantiaca. “Está sendo uma experiência nova. Uma oportunidade que abre portas. Quero concluir minha faculdade, depois fazer uma pós, cursos especializados na área. Quero realizar o meu objetivo de ser uma profissional competente”, diz Maria Joana.
Antônio Pedro Sena, Operador 1 da Indústria, comenta que está sendo uma grande oportunidade trabalhar na Aurantiaca. “Estou ganhando muito com essa nova experiência. Sei que meu futuro vai depender do que eu fizer agora. Estou plantando hoje para colher boas coisas no futuro. Estou melhorando de vida”, revela Sena.
Fonte: Redação MM