Os processos de produção estão sendo otimizados constantemente com o auxílio da eletrônica embarcada, de sistemas de comunicação e principalmente por sistemas inteligentes, como sistemas de Business Intelligence (BI). Os sistemas de BI têm o poder de compilar dados, como elementos de produção e índices de equipamentos, de variadas fontes, e podem ser transformados em informações confiáveis para serem utilizados na identificação de desvios e aprimorar a gestão da operação. A equipe da Ciplan Cimentos, com sede em Brasília (DF) ,desenvolveu ferramentas e dashboards para otimizar o controle operacional, possibilitando o mapeamento e atuação em campo de problemas referentes ao desempenho da equipe e blendagem do material. Os resultados do trabalho mostraram um aumento de produtividade acima de 13,7% para a frota de transporte e aprimoramento da gestão operacional como pilar da empresa.

O Business Intelligence na mineração refere-se à aplicação de tecnologias e metodologias analíticas para coleta, processamento e interpretação de dados relevantes, transformando-os em informações valiosas para a tomada de decisões assertivas. Ao adotar sistemas de BI, pode-se obter insights cruciais sobre o desempenho de suas operações, identificar padrões, antecipar tendências e, consequentemente, aprimorar a eficiência operacional. A gestão eficaz do controle operacional na mineração implica o monitoramento em tempo real de diversos aspectos, desde a extração e transporte de minerais até a logística de distribuição. O BI permite a análise integrada de dados provenientes de sensores e sistemas de gestão, proporcionando uma visão holística e precisa de toda a cadeia produtiva.

Dessa forma, as empresas podem identificar gargalos, otimizar fluxos de trabalho e, até mesmo, prever eventuais falhas, contribuindo para a redução de custos e a maximização da eficiência. O trabalho desenvolvido na Ciplan Cimentos contou com o apoio da empresa de consultoria WF Mining Analytics. O sistema de BI utilizado para o desenvolvimento desse trabalho foi o Microsoft PowerBI®. Os dados alimentados no sistema foram originados do sistema de gerenciamento de frotas Easymine, desenvolvido pela empresa Instale Tecnologia, que auxilia na automação do gerenciamento de equipamentos de mina.

Visando levar o controle de produção gerencial para a liderança foi desenvolvido um dashboard que mostra os principais indicadores operacionais ao longo do dia e turno operacional. A ferramenta possibilitou o acompanhamento da evolução da produção no mês corrente, bem como o desempenho das equipes. Além do acompanhamento dos indicadores de produção gerenciais, foram desenvolvidos dashboards que possibilitam o acompanhamento dos índices dos equipamentos, como Produtividade (t/h) e Disponibilidade Física (DF).

 Com essa informação pode-se comparar o desempenho de cada equipamento em variadas condições operacionais.importância nas operações da empresa. Um grande gargalo identificado foram as informações de perfuração, etapa que nem sempre possui agilidade no processamento dos dados. Assim, foi criado um dashboard específico para acompanhamento dos principais indicadores referentes às atividades de perfuração.

MONITORAMENTO REFORÇA CONDUÇÃO SEGURA DOS CAMINHÕES

O Safe Driver é um sistema de monitoramento de condução segura que utiliza câmeras instaladas na cabine do caminhão, algoritmos de reconhecimento de padrões e um algoritmo de Machine Learning e Redes Neurais com o reconhecimento de imagem assistido por com putador, com alertas por voz.

O sistema foi instalado nos caminhões da Ciplan e exerce um papel fundamental para a segurança dos motoristas e equipe operacional. Foi analisada a variação da produtividade de transporte durante o ano de 2023. Os resultados do trabalho mostraram o aumento de 13,7% na produtividade de transporte, passando de 106 t/h entre Janeiro e junho para 120 t/h no período de julho a dezembro – período que se refere à implementação da ferramenta de BI.

O acompanhamento operacional oriundo da utilização dos sistemas de BI, possibilitou a otimização do fluxo de materiais, minimizando os tempos de fila nas atividades de carregamento e básculo. Como resultado, os índices foram reduzidos de 14,8% para 6,7% comparando os mesmos cenários utilizados no tópico anterior. Esse resultado aumentou o tempo de operação da frota de transporte em 626 horas mensais, contribuindo para o aumento da produtividade da frota.

O aumento da produtividade de transporte, associado ao melhor controle das pilhas blend, contribuíram para o aumento da produtividade da britagem primária, com ganhos de 7,2% na produtividade (110 t/h), comparando janeiro de 2024 com o de 2022. Além dos ganhos nos indicadores de performance, as ferramentas implantadas no trabalho possibilitaram maior assertividade na execução do blend das pilhas de minério, eliminação da subjetividade no direcionamento dos recursos operacionais, padronização da gestão e acompanhamento operacional e satisfação dos funcionários.

AUTORES: Frederico Reis – Gerente Geral de Mineração e Britagem – Cimento Planalto., Walter Felsch – Engenheiro Especialista em Gerenciamento de Frotas – Fundador WF Mining Analytics., Márcia Freitas – Analista de Dados e Leonardo Bergmann – Diretor de Operações – Instale Tecnologia