Caterpillar investiu US$ 10,8 bilhões em tecnologia nos últimos cinco anos,que resultaram no desenvolvimento de soluções modernas para o gerenciamento a distância de frota

Guilherme Arruda

Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir custos das operações dos seus clientes, a Caterpillar oferece a plataforma tecnológica MineStar, que engloba soluções de gerenciamento em tempo real que otimizam a operação de equipamentos, reduzindo custos e aprimorando sua eficiência e segurança.

“Os três pilares do MineStar referem-se às questões de segurança, que é a nossa prioridade, sustentabilidade e otimização de ativos, este último com foco na redução do custo de tonelada movimentada por meio da diminuição do número de paradas não planejadas”, afirma Gustavo Avelar, diretor comercial da Caterpillar Global Mining.

O MineStar está dividido em cinco soluções de gerenciamento: gestão de equipamentos (Fleet), produtividade e manutenção (Health), segurança (Detect), comando de sistemas autônomos e semiautônomos (Command) e controle em aplicações de perfuração, dragline, nivelamento e carregamento (Terrain).

“Essas subdivisões podem ser usadas em combinação ou individualmente para permitir a flexibilidade e escalabilidade que a operação precisa para ser mais produtiva eficiente e segura. O objetivo da plataforma é aprimorar a segurança do local da mina, reduzir os custos, aumentar a lucratividade e melhorar a eficiência”, destaca Avelar.

As áreas de manutenção e de gerenciamento remoto de frota estão contempladas pela solução Health, que dentro da empresa está inserida no escopo de monitoramento de condições operacionais. Com ela, é possível identificar, por meio do cruzamento de informações do sistema, vários tipos de informação, relacionadas aos dados eletrônicos do equipamento, análise de fluidos, inspeção de componentes (manutenção preventiva), histórico de reparos e aplicação.

O sistema gera ainda relatórios mostrando onde ocorrem os alertas sobre a integridade e operação das máquinas. Isto ajuda a identificar problemas na mina, tais como condições de vias de transporte abaixo do ideal, que afetem a integridade da máquina, sua disponibilidade e a vida útil do ativo.

“Tecnologia de monitoramento visa reduzir o tempo de inatividade não programado e a perda de produtividade”, Sérgio Oliveira, especialista em tecnologia da Caterpillar
 

“O Health funciona para reduzir o tempo de inatividade não programado e a perda de produtividade. Além disso, ajuda a manter os custos de operação sob controle, facilitando os serviços e o gerenciamento, assim como a programação das atividades de manutenção”, ressalta Sérgio Oliveira, especialista em da Caterpillar.

Os dados do programa são analisados por uma equipe especializada que fica no distribuidor do fabricante (modelo mais comum) ou no próprio cliente. A comunicação entre a tecnologia embarcada nos equipamentos e a sala de controle é feita via rádio ou/e por satélite. Após análise e elaboração dos planos de atuação, que são baseadas em históricos do equipamento e peculiaridades da mina, as mensagens são transmitidas para os tomadores de decisão por internet, mensagens de celular (SMS) ou até mesmo por ligações telefônicas, dependendo da gravidade e especificidades da unidade.

“O valor gerado para o cliente é a previsibilidade de paradas de manutenção e disponibilidade do equipamento. Com isso, podem-se evitar falhas maiores, que geram gastos adicionais e podem impactar no custo operacional do equipamento”, completa Oliveira.

Com contratos anuais, o Health, assim como os outros sistemas de monitoramento, está disponibilizado para todas as máquinas da marca, com exceção das perfuratrizes e escavadeiras a cabo, que em breve serão inseridas no programa. As soluções também podem ser usadas em equipamentos de outros fabricantes.

Dados do programa são analisados por uma equipe especializada que fica no distribuidor do fabricante ou no próprio cliente
 
Sistema MineStar prioriza segurança, sustentabilidade e otimização de ativos
 

ECA – Equipment Care Advisor

Lançado em 2014, o Equipment Care Advisor (ECA) é uma solução tecnológica que complementa a plataforma MineStar, sendo mais um produto da área de monitoramento de condições da Caterpillar. O programa congrega em seu banco de dados informações de máquinas da empresa em operação em várias regiões do mundo. O objetivo principal do ECA, que possui sua base de monitoramento instalada na matriz da companhia em Illinois (Estados Unidos), é analisar essas informações e propor soluções que antecipem falhas maiores dos equipamentos, atuando de forma preventiva.

De acordo com Gustavo Avelar, o programa permite cruzar dados entre operações semelhantes de mineradoras ao redor do mundo e enviar diretrizes de intervenções que já obtiveram êxito em outras regiões.

“O Equipment Care Advisor é capaz de coletar dados de determinado equipamento em várias unidades e digerir essas informações, propondo soluções. O ganho de escala na análise de dados é a principal vantagem desse sistema”, afirma.

De acordo com os técnicos, as informações do programa podem ser usadas para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos equipamentos da empresa.