Sistemas automatizados aprimoram controle e aumentam a produtividade das máquinas utilizadas na mineração
Marcelo de Valécio
Tendo em vista vultosos aportes necessários para manutenção, toda economia realizada em prol da produtividade é bem-vinda. Neste aspecto, os sistemas de monitoramento de frota podem ser grandes aliados, pois permitem o rastreamento automático dos equipamentos, melhorando a qualidade dos dados coletados e, por consequência, aprimoram o gerenciamento de frotas de veículos de mineração, reduzindo paradas e otimizando os ativos. “O setor de mineração sempre priorizou sua busca por maior eficiência, segurança, desempenho e redução de custo. Nesse sentido, a Joy Global está fazendo parcerias com seus clientes para alcançar tais objetivos por meio da tecnologia do sistema de monitoramento remoto (Remote Health Management, ou RHM) PreVail, e suas soluções customizáveis JoySmart”, revela Thiago Oliveira, engenheiro de Serviços da Joy Global Brasil.
De acordo com a empresa, o sistema PreVail alimenta as equipes de gestão de operações e de manutenção das minas com dados sobre a integridade e o desempenho do equipamento. Esses dados coletados são processados por um computador e mantidos à disposição no local, para ser acessado pelo cliente e por equipes de serviço da Joy Global. O sistema explora os recursos de comunicação, comando e controle elétrico, consolidando os dados e informações sob forma de orientações para as equipes de gestão de operação e de manutenção. A aplicação do sistema se dá primeiramente com a instalação do hardware do PreVail, que pode ser instalado em qualquer máquina. Para equipamentos que já o possuem basta a reconfiguração por um técnico Joy Global. Há como opção de comunicação a rede interna do cliente ou a rede GSM 3G (após avaliação da área de cobertura na região), sendo o tempo de instalação e configuração de aproximadamente duas horas, segundo a empresa.
O sistema da Joy Global permite que os dados de produtividade da frota (status, uso) aprimorem o desempenho ao identificar equipamentos com performance abaixo do padrão para ações corretivas. São várias etapas avaliadas. A análise de utilização relata quais unidades estão em operação, quais não estão e quais apresentam alguma falha; a análise de distribuição de atividades revela equipamentos com menos horas de uso para estabelecer ações corretivas, melhorando a disponibilidade; e a análise de subsistema e interrupções filtradas identifica falhas e sistemas que necessitam de ações corretivas para a redução de tempo de máquina parada. Dados de desempenho do tempo de ciclo (tempo médio, tempo de operações específicas, ângulo de oscilação) auxiliam no aumento da produtividade, ao identificar as necessidades específicas de treinamento de operadores inexperientes. A análise das práticas de operação exibe ocorrências e a gravidade de cargas no motor e impactos na caçamba e em sistema de giro, auxiliando nas ações corretivas e melhoria do desempenho. Notificações de alerta customizadas para dispositivos móveis (e-mails, tablets, celulares) contêm todas as informações para um dispositivo de comunicação móvel, alertando a ocorrência de falhas, e permitindo que a entrada da RHM da PreVail inicie a análise de falhas e realize processos de reparo. Isso permite que o usuário alerte os centros de serviço JoySmart para obter respostas em tempo hábil. Por fim, o monitoramento dos equipamentos, realizado por engenheiros e especialistas, fica à disposição para dar suporte às equipes de manutenção e operação do cliente.
A empresa também comercializa outros sistemas tecnológicos de monitoramento,como anticolisão (CAS), para evitar colisão envolvendo equipamentos, veículos e pessoas. Ele foi desenvolvido para auxiliar os operadores, indicando a presença em 360º de objetos próximos aos veículos pesados em operações estacionárias. O sistema alerta o operador com alarmes sonoros progressivos e posicionamentos gráficos no display de visualização. Há também o sistema de detecção de perda de dentes, que funciona por meio da análise de imagens do material de desgaste da caçamba de escavadeiras e pás carregadeiras, sendo monitorado a cada ciclo. Os operadores são alertados da queda ou perda de algum dente ou ponta, e o sistema possibilita o rastreamento do item perdido antes que ele possa causar possíveis danos em britadores primários e em correias transportadoras, ocasionando perda de produção, altos custos de manutenção e riscos de segurança.
Entre as novidades mais recentes oferecidas pela empresa, está o JoySmart, que realiza a integração de produtos e de sistemas digitalmente, incluindo análises avançadas e serviços diretos personalizados para solucionar os problemas mais complexos. “São propostas baseadas em soluções desenvolvidas para ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade para os clientes”, diz Thiago Oliveira. O JoySmart pode ser utilizado em produtos digitalmente conectados nas áreas de mineração de superfície e subterrânea. De forma geral, os sistemas de monitoramento remoto da Joy Global foram desenvolvidos para serem utilizados em escavadeiras, carregadeiras, perfuratrizes da divisão P&H para mineração de superfície e para os equipamentos de mineração subterrânea da Joy Global.
A Joy Global destaca dois casos que ilustram a utilização de seus sistemas de monitoramento. No primeiro deles, registrado em uma mina de ferro do complexo sul de Minas Gerais, o relatório diário do PreVail, que é enviado automaticamente aos destinatários definidos pelo cliente, registrou pressão anormal da bomba do Blower e uma velocidade irregular da hélice do radiador na Carregadeira L1350. Diante da informação, o cliente foi contatado e enviou técnicos para análise. A questão foi avaliada e corrigida em tempo hábil, evitand
o falha de componentes e máquina parada.
Em outro caso, também registrado em uma mina localizada no complexo, estava sendo monitorado pelo sistema o carregamento feito pela carregadeira L-1850. O sistema detectou alto índice de sobrecargas da caçamba durante a operação. Imediatamente foi emitido um relatório específico de excesso de carregamento, com o horário exato do ocorrido. A informação foi utilizada para realizar treinamento operacional sobre as práticas corretas de operação para esse tipo de máquina. Segundo a empresa, as sobrecargas da caçamba foram reduzidas drasticamente. Dessa forma, a produção pode ser retomada com qualidade e houve prevenção da ocorrência de possíveis danos estruturais e falhas no sistema hidráulico do equipamento.