Sigma Lithium consegue licenças para mina de Barreiro, no Vale do Jequitinhonha, em MG

Sigma Lithium consegue licenças para mina de Barreiro, no Vale do Jequitinhonha, em MG

A Sigma Lithium Corporation anunciou o recebimento de uma Licença Ambiental Tripla – Licença Operacional (LO), Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) – para a mina de Barreiro, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Após um rigoroso processo de avaliação, a Licença Ambiental Tripla foi aprovada por votação unânime de representantes da sociedade civil, IBAMA, ONGs e governo de Minas Gerais, durante reunião pelos membros da Câmara de Atividades Minerárias (Câmara Técnica Especializada em Atividades Minerárias) de Minas Gerais, realizada em dezembro passado.

A Sigma já havia iniciado a aplicação de investimentos sociais para beneficiar as comunidades em 2023. Em parceria com os municípios de Araçuaí e Itinga, construiu uma escola para 200 crianças e uma creche infantil que atende 70 crianças. A companhia também engajou duas ONGs originárias do Vale para oferecer atividades de pertencimento cultural educativas, possibilitando a escolaridade em horário integral para as crianças.

Em quatro anos, as regiões de Araçuaí e Itinga foram transformadas pela industrialização local do Lítio com maior crescimento em geração de empregos e abertura de pequenas e médias empresas. “O resultado unânime da votação, concedendo essa Licença Ambiental Tripla, é um testemunho de nossas atividades de engajamento comunitário realizadas ao longo de anos com nossos futuros vizinhos, investindo em capital social anos antes do início das atividades de mineração, destacando nosso compromisso inabalável com práticas de mineração sustentável e responsável”, declarou Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium.