Com as drásticas mudanças climáticas, as necessidades de renovação das indústrias em busca da transição energética e de operações que minimizem seu impacto ambiental, se tornam cada vez mais emergenciais. E isso não é diferente na mineração. Pensando então em reconhecer o talento de equipes que operam nas minas e plantas do país, e que vem desenvolvendo soluções cada vez mais sustentáveis, a revista Minérios & Minerales lançou o PRÊMIO “MINA SUSTENTÁVEL” 2025. A divulgação oficial da nova premiação aconteceu nesta semana durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024), em Belo Horizonte, com a distribuição de mudas da espécie Suculenta no estante da revista Minérios & Minerales.
Inspirado no legado do PRÊMIO DE EXCELÊNCIA DA INDÚSTRIA MINERO – METALÚRGICA, que já está na sua 26ª edição anual este ano – ultrapassando um quarto de século, e valoriza projetos inovadores eleitos por um Júri Independente, o “MINA SUSTENTÁVEL” visa destacar agora os programas ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), implementados pelas mineradoras nos últimos cinco anos. Os projetos inscritos deverão ter registrado resultados mensurados e comprovados pelas comunidades locais no entorno de suas operações, e que, inclusive, poderão apresentar testemunhos sobre a repercussão dessas iniciativas.
O PRÊMIO “MINA SUSTENTÁVEL” também busca valorizar as medidas inovadoras para fomentar a geração de renda através do empreendedorismo, o fortalecimento de fornecedores locais, treinamento contínuo para qualificação dos colaboradores, projetos sociais voltados para crianças, mulheres e população originária.
Outro foco da premiação, serão os projetos de recuperação de áreas mineradas, aproveitamento econômico dos rejeitos, reintrodução de espécies nativas e outras medidas afins. “O Prêmio de Excelência já valoriza as iniciativas desenvolvidas em busca por redução de custos, aumento da produtividade e inovação no setor, que são benefícios que impactam diretamente a própria indústria minero-metalúrgica, mas e aqueles que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo? No cenário atual, vemos que as companhias e os profissionais da mineração estão buscando inovar suas operações, pensando mais na sustentabilidade e bem-estar social, e isso precisa ser reconhecido”, justificou o diretor e editor da revista Minérios & Minerales, o jornalista Joseph Young, idealizador do PRÊMIO “MINA SUSTENTÁVEL”, também palestrante em um dos painéis da Exposibram 2024.
Também no estande da revista Minérios & Minerales, foi lançada a nova edição “1.000 Maiores Minas do Brasil”. A publicação contém esse levantamento da Agência Nacional de Mineração (ANM), e um encarte exclusivo com o mapa indicando a localização das maiores minas por estado. Confira a edição digital neste link.
COMO PARTICIPAR DO PRÊMIO MINA SUSTENTÁVEL
As inscrições deverão ser feitas através do site da Revista Minérios, no link: https://revistaminerios.com/premio-mina-sustentavel/ . Os projetos inscritos serão avaliados por um júri independente, que vai incluir consultores e entidades ambientais. Os autores premiados receberão troféu e diploma como reconhecimento em solenidade e data a ser confirmada, no 2º semestre de 2025.
Seguem abaixo as instruções para concorrer ao PRÊMIO “MINA SUSTENTÁVEL”:
1 – Nome, cargo, empresa, e-mail, telefone e celular de todos os autores do projeto;
2 – Tipo de arquivos aceitos: PDF e Word
3 – O arquivo deve conter um breve currículo dos autores com foto em grupo ou individual;
4 – Serão considerados apenas projetos em língua portuguesa;
5 – Resumo sobre o projeto de até 30 linhas;
6 – Texto em formato de artigo técnico de até 5 mil caracteres;
7 – As fotos ou desenhos ilustrativos devem ter 300 dpi de resolução;
O prazo para envio dos trabalhos se encerra em 30 de março de 2025. Mais informações
pelo tel. (11) 3895-8590 ou pelo e-mail: marketing@m3editorial.com.br
Últimos Comentários