Líder do setor de explosivos no Chile, Enaex, maior produtora de nitrato de amônio da América Latina, quer aumentar sua participação na indústria global de mineração
A Enaex, que passou a ter 100% do controle da empresa brasileira, é uma das maiores produtoras de nitrato de amônio do mundo, principal matéria-prima para a fabricação de explosivos. Além disso, possui operações em vários países da América Latina e escritórios no Japão, Austrália e Nova Zelândia.
“Temos um relacionamento de longa data com a Enaex, cerca de 20 anos. Estamos muito otimistas em um novo ciclo de crescimento. Hoje, a nossa situação é melhor que anteriormente”, afirmou Antônio Luiz Cyrino de Sá, CEO da Britanite.
Cyrino destaca a integração da operação da empresa como diferencial. “Temos expertise na prestação de serviços e produção de explosivos para desmonte de rochas. Integramos a produção de matérias-primas, com tecnologias de ponta na aplicação e detonação, assim como profissionais altamente capacitadas. Isso nos consolida na posição de líder de mercado no Brasil”, ressalta.
Antes da aquisição, a Enaex dividia o controle da Britanite com a brasileira CR Almeida e a peruana Exsa – cada empresa detinha 33,3% de participação. Outra empresa pertencente ao grupo chileno é a Davey Bickford, fabricante de detonadores eletrônicos. “Coincidentemente, nós tínhamos um contrato de fornecimento dos produtos da Bickford no Brasil. Agora com a integração das empresas, a estratégia da Enaex é consolidar a nossa liderança na América do Sul e ganhar novos mercados no cenário global”, comenta Cyrino.
Com sede em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), a Britanite tem filiais espalhadas em 12 estados brasileiros e é uma das maiores empresas de serviços de desmonte de rocha e produção de explosivos. Somente para atender o Sistema Norte da Vale, a empresa possui três fábricas de explosivos, localizadas dentro das próprias unidades da mineradora.
Venda on line de explosivos
Durante a Exposibram, a Britanite apresentou o E-Blasting, primeiro portal de compras de explosivos e sistemas de gestão do mundo. Nele, os clientes podem customizar suas demandas, com acesso a tabela de preços, solicitações de compra, catálogo de produtos, escolha de frete, informações financeiras, entre outros.
“A ferramenta é muito útil para as pequenas e médias mineradoras que querem agilizar as suas atividades”, comenta Cyrino.
Dentro do portal, as mineradoras tem acesso à ferramenta de rastreabilidade: e-Tracking. Com ela, é possível controlar a solicitação do produto, a separação nos paióis da empresa e a retirada por leitura de código. “O e-Tracking proporciona uma agilidade e facilidade na operação, oferecendo uma rastreabilidade efetiva da operação. É possível programar as atividades na mina, com a previsão antecipada da chegada de materiais”, afirma Frank Tavares de Oliveira, diretor executivo de TI, durante plenária no Congresso da Exposibram.
Em complemento ao e-commerce, a empresa lançou a versão mobile do portal para sistemas operacionais Android, IOS e Blackberry 10. Além de disponibilizar informações sobre produtos e acessórios de detonação, o aplicativo é capaz de executar complexos cálculos técnicos.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários