Nova área da GE visa a participar do setor em ascensão – Internet Industrial, com soluções que melhorem a eficiência, produtividade e a gestão de serviços e ativos industriais
A tecnologia foi desenvolvida para ajudar as plantas de mineração a evitar falhas inesperadas de equipamentos móveis de mina e fixos de planta, reduzir custos de manutenção e perdas de produção por restrições de disponibilidade.
De acordo com Bernardo Soares Torres, gerente regional para América Latina de Mine Performance da GE, o diferencial da empresa refere-se ao conhecimento profundo de equipamentos e processos industriais, acumulados em mais de um século de história da empresa, aliado à capacidade de desenvolvimento voltada para Big Data e Analítica Preditiva.
“A GE fez investimentos significativos nos últimos anos para desenvolver novas tecnologias de Industrial Internet e está obtendo resultados relevantes com estas soluções para aumento de eficiência e produtividade em operações industriais”, afirma Torres.
Durante a Exposibram, Torres detalhou o funcionamento da plataforma, expondo que o Predix pode alavancar os dados e infraestrutura existentes para prover avisos antecipados de potenciais problemas relacionados aos equipamentos e ao processo, permitindo que as equipes da planta foquem em prevenir falhas, e não apenas em reagir.
“Nossa combinação de soluções para monitoramento preditivo de equipamentos e otimização de desempenho é única na indústria. Ela permite que manutenções reativas sejam convertidas em intervenções planejadas e que se extraia melhor desempenho dos equipamentos e processos”, ressalta.
Para reforçar a estratégia da empresa na área, a matriz anunciou, no dia 14 de setembro, a criação da área GE Digital, divisão de soluções da Internet das Coisas. O novo negócio passou a integrar a GE Software Center, centro de desenvolvimento de TI da companhia, localizado em San Ramon, na Califórnia (EUA). O novo segmento será liderado por Bill Ruh, que foi vice-presidente e diretor global de tecnologia da GE.
Segundo Jeffrey Immelt, Chairman and CEO of GE, a empresa almeja se tornar uma das dez maiores empresas de softwares industriais até 2020. Immelt está liderando um conjunto de projetos que agregam a agilidade de uma start-up, somado ao aproveitamento da inteligência industrial da GE, para oferecer melhores resultados para os clientes.
“Com este alinhamento, apoiado por um investimento sustentado, vamos acelerar nossos esforços para construir a força digital da GE no campo da Internet Industrial. Estamos construindo a cartilha para o novo mundo da indústria digital, aproveitando nossas capacidades horizontais, incluindo Predix, design de software, criação e gestão de produtos”, afirmou Immelt.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários