Tecnologia AI descobre mineralização de ouro em Willow Glen, Austrália

Tecnologia AI descobre mineralização de ouro em Willow Glen, Austrália

Imagem: Gerdau

A Earth AI, uma empresa de exploração mineral que utiliza inteligência artificial (IA), anunciou a descoberta de uma nova mineralização de ouro em seu projeto de molibdênio-ouro em Willow Glen, na Austrália.

A descoberta, feita usando o software de IA proprietário da empresa para perfurar 650 m de rocha, rendeu sete amostras de interceptação de ouro mineralizado. A descoberta é de ouro de grau econômico, com aproximadamente 1,14 g de ouro por tonelada. A Earth AI fará o acompanhamento com mapeamento e sondagens contínuas para avaliar a natureza da mineralização , extensão, teor e valor econômico do depósito.

O Projeto Willow Glen está localizado aproximadamente 400 km ao norte de Sydney, perto do município de Guyra, Nova Gales do Sul, na Austrália. O projeto fica dentro da província geológica New England Orogen (NEO), conhecida por ser prospectiva para sistemas de estanho-tungstênio e ouro-bismuto molibdênio-prata relacionados à intrusão, bem como sistemas orogênicos de ouro-antimônio Partington, et al. 2017). Até o momento, a exploração da Earth AI tem se concentrado em uma pequena janela de rochas intrusivas félsicas expostas do Permiano e rochas sedimentares carboníferas (denominadas coletivamente Sandon Beds). Após a descoberta de ouro, o projeto Willow Glen será dividido em dois — WG_Gold e WG_Moly.

A Earth AI adquiriu o projeto em maio de 2021, após uma análise usando seu software patenteado de IA para localizar clusters de potenciais alvos de metais básicos. Alvos preditivos foram posteriormente investigados, e áreas de enriquecimento de metais na superfície se tornaram alvos para a campanha de sondagem inaugural que começou em dezembro de 2022. Seis furos de sondagem a diamante foram executados até o momento para uma extensão total combinada de 3000 m. Campanhas de perfuração anteriores em Willow Glen retornaram interceptações amplas de cobre e molibdênio anômalos. Minerais de molibdênio e cobre (molibdenita MoS2 e calcopirita CuFeS2) são hospedados em veios de quartzo transversais em siltito, parte dos Sandon Beds. A mineralização de Cu-Mo foi interceptada em todos os furos de sondagem(WG1D, WG2D, WG4D, WG9D, WG12D). Atividades de exploração em estágio inicial indicaram o potencial para um sistema de pórfiro Cu-Mo em Willow Glen. A interpretação dos resultados mais recentes do WG11D agora atualizou o modelo de trabalho para um sistema Au-Cu-Mo.

Roman Teslyuk, CEO e fundador da Earth AI, comenta: “Após o anúncio recente da nossa descoberta de um dos maiores sistemas minerais de paládio na Austrália, a descoberta de ouro em nosso site Willow Glen demonstra ainda mais a validade do nosso software de descoberta mineral alimentado por IA. “

A tecnologia Mineral Targeting Platform (MTP) da Earth AI alavanca a tecnologia de IA preditiva e de alta precisão que foi amplamente treinada usando conjuntos de dados de sensoriamento remoto, geofísicos e de exploração. Ela foi projetada para funcionar em ambientes inexplorados, com dados escassos, um diferencial importante para outras tecnologias de exploração que se concentram na identificação de recursos próximos a minas existentes. Além de sua tecnologia de IA, o hardware de sondagem proprietário da Earth AI simplifica a movimentação e a logística do local e reduz o tamanho dos furos de sondagem exploratória para o diâmetro de uma bola de tênis, reduzindo significativamente o impacto ambiental, o custo e o tempo necessário para verificar depósitos minerais.