No dia 07 de março, representantes das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e da Galvani participaram de audiência pública do Consórcio Santa Quitéria, projeto que prevê a exploração de urânio e fosfato na região de Santa Quitéria (CE). O evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz e reuniu o prefeito Fabiano Magalhães, vereadores, deputados estaduais, lideranças políticas, dirigentes da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
O coordenador do projeto Santa Quitéria da INB, José Roberto de Alcantara, apresentou a importância do empreendimento que trará emprego, geração de renda e desenvolvimento econômico para a região. Estima-se que, durante as obras de construção, sejam criados 800 empregos diretos e com o início da operação das fábricas, calcula-se a geração de 3 mil empregos entre diretos, indiretos e associados.
O diretor de recursos minerais da INB, Adriano Maciel Tavares, e o diretor da Galvani, Ronaldo Galvani, explicaram as principais características do negócio que prevê investimentos na ordem de R$850 milhões, com a implantação de unidades de produção de fertilizantes, de ração animal e de concentrado de urânio.
Durante a reunião foi distribuída uma cartilha, que esclarece e desmistifica questões sobre o setor nuclear, como radiação, urânio, sistemas de proteção radiológica e ambiental desenvolvidos para proteção dos trabalhadores do entorno da mina, segurança e monitoramento ambiental.
O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas integrantes de movimentos antinucleares que também tiveram espaço para opinar.
Estudo de Impacto Ambiental
O Consórcio Santa Quitéria distribuiu cópias do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) em locais determinados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O EIA-Rima foi entregue na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Quitéria (CE), na Secretaria Municipal de Trabalho e Meio Ambiente de Itatira (CE) e na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Esses documentos estão disponíveis para consulta de qualquer cidadão. O IBAMA lançará edital para solicitação de audiência pública assim que certificar a entrega dos documentos nas instituições.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários