O Instituto Alcoa lança a 2º edição do Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, que levará educação ambiental a professores, estudantes e membros da comunidade de seis localidades onde a Alcoa está presente nos Estados de Pernambuco, São Paulo, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Santa Catarina.

O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa em parceria com o poder público e deve beneficiar diretamente 30 escolas. Na primeira edição do programa, ocorrida de 2011 a 2012, mais de 24 mil pessoas foram mobilizadas, cerca de 160 parcerias com instituições locais foram firmadas e 302 agentes ambientais certificados.

"O programa ECOA é de grande importância para as comunidades, pois se inicia nas escolas, com a ação de professores e alunos, mas se difunde para os familiares desses estudantes, levando discussões importantes e conhecimentos a toda comunidade. Com isso, as pessoas podem ter uma visão crítica e atitudes concretas para transformar sua realidade”, afirma Camila Meirelles, vice-presidente do Instituto Alcoa.

O lançamento oficial da fase 2 do Programa ECOA foi realizado no Ginásio Poliesportivo Jota Raposo, em Itapissuma (PE), em 26 de março, e contou com a presença de representantes da Alcoa, do Instituto Alcoa, da Secretaria de Educação de Itapissuma, educadores, estudantes e membros da comunidade local. A abertura do evento foi iniciada com a apresentação do Representante de Relações Comunitárias da Alcoa.

“As parcerias entre a Alcoa e o poder público local, bem como outras instituições locais, são fundamentais para garantir que a educação ambiental se perpetue nas comunidades e possa gerar alternativas para o seu crescimento sustentável no futuro”, afirma Carlos Gregório, gerente da unidade da Alcoa na cidade. Para ele, a iniciativa vai ao encontro da missão da empresa de gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua. “O Programa ECOA tem o foco em crianças e jovens, por entender que essas pessoas são os porta-vozes da sustentabilidade no médio e longo prazo. A conscientização de todos não é um trabalho rápido e precisa de alianças sólidas para ser perene”, avalia.

Após a abertura do evento, alunos de cinco escolas públicas de Itapissuma e de Igarassu (PE) tiveram a oportunidade de conhecer cinco tendas temáticas. Na primeira, os estudantes entenderam sobre o negócio da Alcoa e seu compromisso com as comunidades e com o meio ambiente. Na segunda, as crianças se divertiram com jogos de tabuleiro e uma ludoteca composta por jogos tradicionais, cenografia e figurino, instrumentos musicais e materiais para construção de horta escolar. No terceiro espaço, eles tiveram a oportunidade de se informar sobre as propriedades nutricionais de diferentes tipos de alimentos e discutiram sobre a importância de uma refeição balanceada. Com o tema “Planeta Água”, a quarta tenda foi composta por quatro painéis com conteúdos explicativos sobre a importância do recurso hídrico. Já na quinta tenda, os alunos tiveram acesso a jogos de tabuleiro, com os quais aprenderam mais sobre o tema meio ambiente.

O Programa ECOA

Nesta edição, o programa ECOA estará dividido em duas partes. Na primeira, que ocorre em 2014, serão trabalhados junto a professores e estudantes os temas: água; energia; biodiversidade; e resíduos. Na segunda etapa, iniciada em 2015, o foco do programa será voltado às questões: consumo consciente; alimentação saudável; atividades físicas; e promoção da saúde.

Até o final de abril de 2014, cerca de 210 educadores passarão por um curso de formação pedagógica. Com base nessa preparação, poderão despertar nos alunos o interesse pelas questões ambientais existentes em suas comunidades, levantando discussões críticas sobre a realidade local. Em seguida, aprofundarão questões ambientais com o apoio de livros e apostilas, bem como jogos de tabuleiro e um baú das artes. A ideia é que, ao final do trabalho de educação, os alunos produzam projetos socioambientais com orientação dos educadores, avaliando as condições do meio em que vivem e propondo alternativas sustentáveis para suas localidades.

Fora da sala de aula, eles irão participar de diversas ações, como criação de viveiros de mudas nativas e hortas orgânicas, recuperação de mata ciliar, mutirão de limpeza de bairro e produção de papel reciclado. Além disso, cerca de 300 funcionários da Alcoa participarão de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas.

Segundo a diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Itapissuma, Jacinete Vieira, iniciativas como a da Alcoa são sempre bem-vindas no município, pois trazem benefícios locais que ajudam a mudar a realidade do país. “O programa é fundamental para favorecer a conscientização das comunidades com relação ao meio ambiente. Além de trabalhar a educação dos alunos, a escola tem o poder de atingir as suas famílias, envolvendo toda a comunidade em questões pertinentes para a sociedade. Por isso, o professor é tão importante, pois irá nortear o trabalho de conscientização dentro da sala de aula”, avalia Jacinet.

Os lançamentos da segunda edição do Programa ECOA nas demais localidades serão realizados em março e abril.

Fonte: Redação MM