Aumentar a segurança, a confiabilidade e a produtividade: esses foram os objetivos alcançados com a implantação do projeto de automação para os laboratórios de Carajás e São Luís, da Vale. Segundo a mineradora, agora os resultados de muitos processos laboratoriais podem ser lançados de forma automática. Isso foi possível graças ao desenvolvimento interno de um software que adquire os dados diretamente dos equipamentos, como, por exemplo, de uma balança.

O projeto foi idealizado pela área de Programação, Controle de Qualidade, Processo e Laboratórios do Sistema Norte. “Ao substituir o registro manual pelo automático, eliminamos possíveis erros e aumentamos a confiabilidade dos resultados. Antes, anotávamos os pesos das massas do minério de ferro em um papel para depois lançar os dados no computador. Agora o processo é muito mais ágil”, explicou o técnico especializado Rodolfo Pizol, que desenvolveu o software em parceria com a analista Sandra Dutra. Além de evitar o retrabalho, o programa envia automaticamente os dados para o sistema, sem a interferência do executante da atividade.

Como benefícios da automação, pontua-se a redução do tempo total dos testes, a confiabilidade na liberação do resultado obtido na tarefa e maior agilidade na tomada de decisões. Outro ganho importante é que o sistema utiliza 100% das funcionalidades de novos equipamentos adquiridos, integrando-os aos sistemas desenvolvidos e deixando o maior tempo possível para que o técnico possa avaliar com precisão os resultados.

Além disso, os empregados responsáveis por cada tarefa do laboratório foram envolvidos no desenvolvimento do projeto para um melhor desenho do programa. O resultado do engajamento dos empregados foi o aumento da eficácia dos processos automatizados. “Com o envolvimento dos empregados responsáveis pelos processos conseguimos desenvolver o software de forma mais adequada. Ou seja, adequamos o sistema às necessidades dos processos, e não como é feito na maioria das vezes, quando é necessário adaptar o processo ao sistema. Dessa forma, preservamos o know-how dos empregados adquirido ao longo do tempo”, esclareceu o gerente dos Laboratórios Pablo Mendes.

Vale automatizou os processos dos laboratórios de Carajás e São Luís

Fonte: Revista Minérios & Minerales