Sistemas de gestão integrada agora em nuvem

Seguindo uma tendência do setor de Tecnologia da Informação, a Totvs apresentou, durante o seu evento anual Universo Totvs, sua plataforma de gerenciamento de sistemas de gestão integrada (Enterprise Resource Planning, ERPs) na nuvem. Denominada Cloud Totvs, as empresas clientes, a partir de agora, passam a ter acesso aos softwares da companhia em serviços de nuvem na internet, dispensando a necessidade de instalação de programas nas máquinas ou/e in loco. A utilização será feita por meio de um pagamento mensal, contemplado pelo modelo SaaS (software como subscrição).

De acordo com Laércio Cosentino, CEO da empresa, a nova tecnologia oferece uma maior flexibilidade e permite que o cliente ajuste suas necessidades ao longo do tempo, aumentando ou diminuindo o número de serviços contratados. O executivo afirmou que a empresa não se desvinculará do formato tradicional de compra de licença.

“Com o Cloud Totvs, nossos clientes, além de uma facilidade de uma alocação segura em nuvem, contam com o diferencial da gestão dessas soluções com maior liberdade e controle. Com essa nova solução será possível usar os recursos com maior previsibilidade e pagar somente pelo que utilizar”, ressalta.

Recentemente, a companhia anunciou uma parceria com a Amazon Web Services (AWS) como um primeiro movimento em adotar uma estratégia de nuvem híbrida. E agora, os clientes da empresa podem optar por rodar parte ou a totalidade de suas soluções na nova nuvem, que combina a capacidade computacional do data center da própria companhia e a da nuvem da Amazon Web Services.

Adicionalmente, a companhia de TI lançou o Intera, nova modalidade de contratação por assinatura mensal que inclui acesso pleno a todos os softwares de gestão ERP e verticais da companhia (Totvs V12) e à plataforma de produtividade e colaboração (fluig), todos disponibilizados em nuvem.

“O cliente assina o Intera e ele mesmo define e gerencia quantos ‘IDs’ estarão habilitados ao uso das soluções. Aliás, ‘usuário’ é um termo restritivo que está sendo abandonado por nós, preferimos chamar de ‘ID’, neste caso, para nos referirmos à identidade de quem utiliza o Intera”, afirma Flávio Balestrin, vice-presidente de Marketing, Modelos de negócios e Alianças da Totvs.

A empresa apresentou ainda o Fluig, novo aplicativo de comunicação móvel corporativo. A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Moxtra – startup de colaboração móvel do Vale do Silício (Estados Unidos), tem como objetivo tornar a comunicação mais completa, segura e eficiente nas empresas.

“O novo card Messaging é fruto da estratégia de agregar ao fluig integrações (mashups) com as melhores tecnologias de startups internacionais e acelerar a capacidade de inovação da plataforma, tornando-a cada vez mais conectada às necessidades das empresas”, afirma Marilia Rocca, vice-presidente de Plataformas e Cloud.

O setor de mineração está inserido na divisão de manufatura da empresa, sendo um dos mais representativos em termos de receitas. Os programas do portfólio da Totvs para a indústria contemplam ferramentas que possibilitam controles operacionais e de gestão, proporcionando maior assertividade na tomada de decisões estratégicas, aproximação na relação com clientes e automatização da cadeia de suprimentos.

Da esquerda pra direita: Laércio Cosentino e Rodrigo Kede, CEO e diretor-presidente da Totvs, respectivamente

Novo diretor-presidente

A Totvs anunciou Rodrigo Kede como o seu novo diretor-presidente. O executivo irá suceder Laércio Cosentino, que permanecerá no cargo de CEO da companhia por mais três anos. Após este período, Kede acumulará os cargos de diretor-presidente e CEO e Consentino seguirá como membro do Conselho de Administração e presidente do Comitê de Estratégia e Tecnologia.

Como CEO, Laércio focará na definição e acompanhamento da estratégia de tecnologia, produto e distribuição e ampliará sua presença junto a clientes. Como diretor-presidente, Rodrigo Kede reportará ao CEO e responderá pela condução da estratégia de crescimento, operação, gestão de pessoas e liderará as vice-presidências da companhia. As mudanças fazem parte do plano de sucessão da empresa.