Com o objetivo de otimizar as operações e impulsionar a eficiência da produtividade dos seus clientes, a Metso desenvolveu o sistema de monitoramento remoto Fleet Management. A tecnologia, aplicada à unidade de britagem móvel Lokotrack, fornece uma variedade de dados, como tempo de operação, produção, tempo de parada e possíveis falhas, que são transmitidos via satélite por meio de um modem instalado no equipamento.
As informações colhidas pelo sistema são enviadas automaticamente para um programa de armazenamento da Metso, hospedado em nuvem. Assim, a mineradora pode optar em gerenciar individualmente os dados ou em conjunto com a fabricante.
“Com o sistema, a empresa pode gerenciar a distância dados importantes sobre a operação do equipamento. No escopo da manutenção preventiva, a solução permite programar paradas e na corretiva ela lhe avisará, com certa antecedência, sobre o desgaste de revestimentos e ferramentas de corte, por exemplo.”, destaca Rafael Rodrigues, responsável pelo suporte ao produto e assistência técnica da Metso.
Metso apresentou o sistema de monitoramento remoto Fleet Management durante a M&T Expo
O Fleet Management gera uma série de gráficos e dados e aponta, por meio de coordenadas de GPS, a posição específica do equipamento em tempo real. A localização é exibida diretamente no Google Maps, que está sincronizado com o sistema. O sistema é oferecido como um serviço opcional aos clientes que adquirem o Lokotrack. As empresas pagam um valor mensal para ter as acesso às informações.
O Lokotrack, já bastante difundido no mercado interno, foi instalado pela primeira vez na Argentina. O comissionamento e a entrega técnica foram realizados pela equipe técnica da Metso Brasil, em parceria com a Finning Argentina, distribuidora da marca no país vizinho. O equipamento de britagem recém-instalado será usado para a produção de agregados minerais para os segmentos de construção civil e pavimentação.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários