Bombas de pistão aumentaram a capacidade e eficiência das operações da Primero
A substituição das bombas de pistão ajudou a Primero a reduzir custos com reposição de peças em mais de 80%
A mineradora canadense Primero solicitou recentemente a Putzmeister, fabricante de equipamentos para bombeamento e transporte de concreto, outras duas bombas de pistão para San Dimas, mina de ouro e prata em Tayoltita, no México. Com a tecnologia alemã, a Primero aumentou a capacidade e eficiência de suas operações consideravelmente, substituindo, há alguns anos, quatro bombas de pistão e membrana por uma bomba de pistão de alta pressão com acionamento hidráulico. Uma das importantes vantagens dessa substituição é a significativa redução de custos operacionais e de manutenção.

A mina San Dimas é uma das maiores reservas de metais preciosos do México e está localizada em uma extensa área de mineração. Nesta região montanhosa, a proporção de ouro no minério extraído é particularmente elevada. A Primero vem expandindo significativamente sua capacidade, produzindo cerca de 2.500 t de material por dia, o que corresponde a um aumento de mais de 20%.

As bombas de pistão do modelo HSP 25100 bombeiam o rejeito resultante da lavra para um depósito. Na mina San Dimas esse rejeito é constituído de finos resultantes da extração de ouro e é descartado na forma de lodo, transportado ao longo de uma distância de 2.500 m até um tanque de rejeito. Nesse caso, o teor de sólidos do rejeito é de aproximadamente 64%, o que exige uma tecnologia especial de bombeamento.

Há cinco anos a Primero substituiu bombas de pistão e membrana por uma bomba de pistão de alta pressão com acionamento hidráulico fabricada pela Putzmeister em Aichtal, na Alemanha. Em função dos excelentes resultados obtidos com a primeira bomba HSP 25100 implementada, a mineradora solicitou recentemente outras duas unidades.

Os sistemas de bomba de pistão consistem geralmente em três unidades principais: bomba de pistão impulsionada hidraulicamente, unidade de pressão hidráulica e o painel de controle, incluindo o comando. São projetados para o bombeamento de material com alto teor de sólidos secos e baixo teor de água. As bombas HSP utilizam um sistema de válvulas que consiste em discos e sedes de válvulas hidráulicas.

O transporte pode alcançar uma pressão de até 160 bar, graças à selagem precisa das válvulas, embora em San Dimas a pressão seja de 60 bar. Para essa aplicação a bomba HSP 25100 atinge uma vazão de até 100 m³/h, embora as bombas Putzmeister possam alcançar vazões de até 550m³/h.

As bombas de pistão permitem a troca rápida e segura das peças de desgaste e reposição. O serviço confiável de substituição das válvulas e os longos ciclos de vida de todas as peças de desgaste são características da Putzmeister. Os discos e as sedes de válvulas são feitos de aço de qualidade elevada e podem ser usados em ambos os lados.

A decisão de substituir bombas de pistão e membrana por uma de pistão de alta pressão, com acionamento hidráulico, tem ajudado a Primero a reduzir seus custos com a reposição de peças de desgaste em mais de 80%. Além de baixar os custos operacionais e de manutenção, a Primero vem se beneficiando da alta disponibilidade do sistema.

Fonte: Revista Minérios & Minerales