Responsável pela mineração de bauxita e refino de alumina, alumínio primário, extrusões de alumínio e reciclagem de alumínio, a Hydro tem se tornado exemplo de mineração sustentável em Paragominas, PA. Presente na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2023 (EXPOSIBRAM), promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entre os dias 28 a 31 de agosto, em Belém do Pará, a empresa apresentou seus avanços em uma nova referência, o reflorestamento.
A Mineração Paragominas tem implantado programas voltados à recuperação de áreas degradadas e agora quer incentivar a geração de renda com produtores locais. “Nós temos mais de 2.900 hectares que foram reabilitados desde o início de nossas operações no Pará. Agora, estamos mapeando ao longo dos sete municípios que são atravessados pelo nosso mineroduto, viveiros que possam nos fornecer sementes e mudas, porque queremos diversificar o número de espécies no nosso plantio e também contribuir para geração de renda, a partir da qualificação de viveiros de moradores locais”, contou Jonilton Paschoal, gerente de Meio Ambiente da empresa.
Sobre o Congresso Brasileiro de Mineração em Belém, o gerente avalia que o evento pode incentivar outras companhias a implantar projetos voltados para a mineração sustentável. “É fundamental eventos como este, para unir diversos segmentos da sociedade a pensarem juntos em uma mineração diferente para o futuro, e para isso, precisamos que as ações já comecem agora, no presente”, concluiu Paschoal.
Apoio à agricultura familiar em Barcarena
Além do reflorestamento, a Hydro também é parceira do projeto Tipitix – Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário é uma iniciativa voltada a soluções para desenvolvimento sustentável na Amazônia. O Tipitix oferece oportunidades a empreendedores e grupos sociais da região para o desenvolvimento de produtos com base na agricultura familiar, por meio de apoio técnico nas áreas de tecnologia de alimentos, contabilidade, marketing e comercialização.
O projeto também participou da Conferência Amazônia e Novas Economias, promovida pelo IBRAM. Lá agricultoras de Barcarena, que produzem geléias de cupuaçu, açaí e muruci, maniva para muniçoba, urucum líquido e outros, estiveram com os produtos em exposição e disponíveis para venda.
Natura
Últimos Comentários