Congresso Brasileiro de Mineração abordou perspectivas para o setor mineral e o marco regulatório

Ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 23 e 26 de setembro, a Exposibram 2013, em paralelo ao Congresso Brasileiro de Mineração. Durante os quatro dias, aproximadamente 58 mil pessoas, entre autoridades públicas, congressistas, expositores e visitantes puderam acompanhar as novidades tecnológicas e lançamentos de produtos e soluções voltados à mineração nos 550 estandes, enquanto no Congresso, mais de 70 especialistas de dez países debateram temas atuais com cerca de 1.300 inscritos.

Para a solenidade de abertura, mais de 1.400 pessoas estiveram presentes no auditório durante os pronunciamentos das principais personalidades político-institucionais do setor, dentre elas, representantes do Ministério de Minas e Energia, o Governo do Estado de Minas Gerais e o Governo do Estado de Goiás, além de senadores, deputados, embaixadores, cônsules, autoridades municipais, assim como diversas lideranças empresariais do Brasil e do mundo.

Em seu discurso, José Fernando Coura, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), afirmou a confiança do setor de que todos os interessados no novo código serão ouvidos. “Tenho certeza de que será assegurado o respeito aos contratos vigentes, a segurança jurídica e a atratividade para investimentos”, disse. Para ele, a feira é mais uma oportunidade para os envolvidos na mineração atingirem um objetivo em comum, ou seja, “a Exposibram tem como foco proporcionar à indústria mineral oportunidades para produzir mais e melhor. Ela é um forma dos empresários, técnicos, acadêmicos e autoridades se debruçarem sobre a importância da mineração brasileira, segmento que a cada ano aumenta sua participação no desenvolvimento econômico e social do País”, finaliza.

No seu pronunciamento, o Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, ressaltou a importância do setor. “Anualmente, quase 25 % de todas as exportações são provenientes do setor mineral. Isso significa em torno de 4 % do PIB brasileiro, sendo ele responsável por produzir em torno de US$ 50 bilhões ano passado e US$ 400 bilhões nos últimos dez anos”, afirmou. Em relação ao Novo Marco Regulatório, assunto que todo o setor acompanha com interesse, segundo o ministro já recebeu 3.372 emendas, sendo em boa parte acatadas.

Na abertura também estiveram presentes o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, entre outras autoridades.

Apresentamos nas próximas páginas alguns produtos e serviços apresentados na Exposibram 2013 e a cobertura completa poderá ser conferida no site da revistaMinérios & Minerales(www.revistaminerios2.hospedagemdesites.ws), onde também disponibilizamos reportagens em vídeo com novidades apresentadas pelos expositores do evento.