Substâncias mais expressivas da produção mineral brasileira têm seus perfis e desempenhos operacionais divulgados em pesquisa exclusiva realizada anualmente pela revistaMinérios & Minerales
Nas fichas técnicas, agrupadas por substância mineral e produção ROM, o leitor encontra informações sobre reservas, extração, beneficiamento, investimentos realizados, energia, tecnologia da informação e manutenção, além de certificações e os nomes dos profissionais que compõem as equipes técnicas e gerenciais. Quando as minas fazem parte de complexos, as informações completas constam na ficha da que possuir a maior produção ROM e as demais figuram em fichas compactas. Outras minas que não fazem parte de complexos também aparecem de forma sucinta por opção das próprias empresas. Eventualmente, alguns dados foram resumidos nas fichas técnicas, por questão de espaço. Informações enviadas fora do padrão previamente acordado não constam nosrankings, porém podem ser consultadas nas fichas técnicas.
Algumas minas tradicionais optaram por não participar da edição, decisão que a revista respeita, porém lamenta o fato de terem deixado de contribuir para a criação de um importante banco de dados sobre o setor, que é fonte de consultas o ano todo.
Os dados relativos aos investimentos de 2013 e 2014, quando informados pelas minas, serão publicados na edição de Janeiro/Fevereiro de 2014 da revistaMinérios & Minerales, que terá uma matéria especial sobre o tema. As informações sobre redução de custos que recebemos serão analisadas para possível inclusão no temário técnico do VI Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta, que será realizado nos dias 6 e 7 de maio de 2014, no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Já os dados sobre preservação ambiental poderão ser consultados no site da revista.
Todas as informações coletadas (textos e imagens) ficam registradas no acervo técnico da revista e poderão ser utilizadas em edições futuras.
Fazemos um agradecimento especial às equipes técnicas e gerenciais das minas que participam dessa edição pelo tempo que dedicaram ao preenchimento dos questionários.