Companhia almeja aumentar sua participação no segmento com produtos que melhorama eficiência de máquinas e Equipamentos
Com o objetivo de apresentar soluções de otimização de processos e redução de custos, a ABB, provedora de tecnologias de energia e automação, organizou o workshop Soluções para Mineração. A empresa, que recentemente inaugurou sua quinta fábrica no País (Sorocaba, SP), pretende aumentar a sua participação no setor mineral com o fornecimento de produtos e serviços especializados, como os conversores e inversores de frequência (drives), motores elétricos, geradores, softwares, robôs, entre outros.
Durante o evento, realizado em novembro no Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte (MG), os profissionais da empresa apresentaram as características do inversor de frequência ACS 880, nas versões single e multi, que será fabricado em Sorocaba a partir de dezembro. O equipamento, de alto desempenho e dimensões compactas, é utilizado para controle de velocidade de diversas aplicações, como bombas e esteiras transportadoras. Além da simplicidade de programação, instalação e manutenção, a principal característica do inversor é o controle direto de torque (DTC).
Ainda no segmento de drives, os engenheiros da empresa expuseram as funcionalidades do ACS 2000 de média tensão, desenvolvido para proporcionar controle confiável e segurança na operação de motores para diversas aplicações.
O inversor, também fabricado na nova unidade de Sorocaba, possui tecnologia Active Front End (AFE), que minimiza harmônicos do lado da rede sem a necessidade de uso de transformadores isoladores específicos, com a vantagem de correção do fator de potência e regeneração de energia. Recentemente, a Vale adquiriu 83 conjuntos dessesdrivespara o projeto S11D, visando ao controle e operacionalização das correias transportadoras do empreendimento.
Segundo dados da companhia, o mercado de inversores de frequência para o setor de mineração tem grande potencial de crescimento, já que apenas cerca de 40% dos equipamentos (motores, bombas, moinhos e correias) utilizam esses acionamento. “Com drives, as mineradoras podem otimizar suas operações, obtendo um consumo menor de energia, melhor operabilidade e um aumento da longevidade do equipamento”, ressalta Felipe Yossida, gerente de produto (Drives) da ABB.
Em motores, os palestrantes destacaram os modelos de imãs permanentes síncronos para aplicações de baixa velocidade. O acionamento do motor, feito por inversor de frequência, garante alta eficiência energética, redução de espaço e peso, e diminuição dos custos de instalação e de manutenção.
Durante a workshop, profissionais da ABB discursaram sobre um caso de sucesso na Mineração Rio do Norte (MRN), no qual foram feitas otimizações e melhorias no sistema de motores da planta de bauxita da mineradora.
Com instalações nas unidades de Sorocaba e Betim (MG), a ABB realiza reparo e análise da vida útil de motores, independentemente da marca do equipamento. Para 2015, a empresa planeja abrir mais duas unidades de serviços, uma no Pará (visando dar suporte às atividades da Vale), e outra no Rio de Janeiro. Presente em cerca de 100 países, a companhia emprega aproximadamente 145 mil pessoas.
Últimos Comentários