Liebherr apresenta caminhão de mineração para 218 t

A Liebherr está apresentando na Bauma 2013, em Munique, Alemanha, o caminhão de mineração T 264 com capacidade máxima de carregamento de 218 t. Atualmente em testes na mina Ray da Asarco, no Arizona, EUA, que movimenta diariamente 228.000 t de cobre, o equipamento foi desenvolvido para trabalhar em conjunto com a linha hidráulica de escavadoras, como a Liebherr R 996 B e a R 9800, assim como carregadores de rodas e escavadoras elétricas shovel.

O modelo utiliza o sistema de controle Litronic Plus AC e um motor de alta capacidade acima de 2.700 HP ou 2.013 kW para alcançar bons níveis de velocidade. O sistema de acionamento AC oferece até 4.425 HP ou 3.300 kW de energia elétrica para frenagem dinâmica, reduzindo o carregamento do motor e consumo de combustível. Projetado para operar cerca de 24 horas sem reabastecimento, dependendo da aplicação, o 264 T tem baixo consumo e tanque para 4.920 l.

Em relação à manutenção, os caminhões são equipados com escadas projetadas para fácil acesso ao motor, sendo que, tanto ele quanto o alternador, podem ser alcançados a partir de ambos os lados do chassis, e há o acesso duplo na caixa de eixo para manutenção e inspeção. Além disso, filtros hidráulicos e da caixa de isolamento da bateria, bem como os pontos de enchimento de combustível, óleo hidráulico e graxa, estão todos ao nível do solo.

Caterpillar apresenta nova escavadeira hidráulica shovel na Bauma 2013

A Caterpillar apresentou na Bauma 2013, em realização em Munique, na Alemanha, o novo modelo de escavadeira hidráulica shovel para mineração Cat 6020B, com peso operacional de 240 t, desenvolvido para trabalhar conjuntamente com o caminhão fora a de estrada Cat 777G.

O equipamento apresenta uma nova cabine e estação de operação que prioriza a visibilidade com piso transparente, para-brisa expansivo e janelas laterais. O design da cabine facilita o controle do 6020B, como, por exemplo, em situações de reposicionamento de pá e carregamento de caminhões. Além disso, a cabine possui dois lugares adicionais para um treinador e um observador, sendo o primeiro dessa classe de tamanho com a configuração.

Por fim, o modelo, que estará comercialmente disponível no quarto trimestre do ano, por ter motor único de 778-kW (1.043 HP) de potência, facilita sua manutenção.