Empresa alemã e centenária, mundialmente conhecida pelas soluções mecânicas em acionamentos industriais e de mobilidade, a Voith aposta em um software para determinar eficiência de transportadores de correia de mineração. É o Belt Genius, uma solução digital que consegue identificar desvios físicos do sistema, funcionando como indicador precoce de falhas ou quebras.

A tecnologia, que ainda não está sendo aplicada no Brasil, foi apresentada pela empresa na Exposibram 2022. O software aponta para o operador da mina um ponto de partida para determinar a eficiência com que o respectivo sistema transporta o material. E com a ajuda deste índice, os transportadores podem ser comparados entre si.

“É uma solução para otimizar, aumentar a vida útil e diminuir o tempo de parada da máquina por falhas ou quebras, que causam perda de produção, perda de dinheiro. Os tempos de entrega estão longos e quando quebra você não consegue repor rapidamente. Belt Genius vem para otimizar essa operação de transportadores de correia”, explica Cristiano Oliveira, vice-presidente de vendas no Brasil.

 É uma solução 100% digital. A comunicação pode ser feita via nuvem, extraindo dados do transportador e a matriz, na Alemanha, acessa e faz uma análise aprofundada da performance. A tecnologia ainda é novidade no Brasil. A Voight conta com referências no Chile e na Europa.

“A correia é o componente mais caro do transportador. E em uma empresa de carvão na Alemanha, conseguimos aumentar a vida útil do equipamento significativamente: acima de 50%”, conta. Cristiano Oliveira conta que se surpreendeu com a receptividade do Belt Genius durante os quatro dias da Exposibram.

 “Não tinha expectativa de que teríamos tantos contatos bons e proveitosos. Abrimos algumas portas e acredito que vamos conseguir desenvolver essa solução com algum parceiro aqui no Brasil”, comemora o vice-presidente de vendas no Brasil.