Transformação digital e indústria 4.0 no sistema BABS da Hydro Paragominas

Transformação digital e indústria 4.0 no sistema BABS da Hydro Paragominas

O Sistema de Gestão de Bauxita e Alumina (BABS) está implementado nas unidades de mineração e refinaria da Hydro no Brasil.


O sistema possui cinco princípios, sendo eles: processos de trabalho padronizados; relações bem definidas entre clientes e fornecedores; fluxo otimizado, times dedicados; e liderança visível. Frente
aos diversos benefícios advindos da transformação digital, observou-se a oportunidade de incorporar suas tecnologias aos processosde gestão, maximizando a produtividade, melhorando as condições de trabalho e a qualidade do produto.


Por meio do Pensamento A3, foi realizada uma análise da condição inicial e proposta uma reestruturação completa da governança do sistema de gestão, adotando ferramentas da Indústria 4.0 no gerenciamento da rotina.


A implantação do trabalho foi dividida em quatro etapas: desenvolvimento da prova de conceito, projeto piloto, capacitação e implementação para toda a empresa. Todas as soluções foram desenvolvidas com recursos do Office 365, eliminando o uso de papel na rotina e garantindo informações atualizadas em tempo real para todos os usuários do sistema.

A Mineração Paragominas, da Hydro, utiliza os aplicativos presentes no Office 365 como suporte no gerenciamento da rotina.


Logo, procurou-se soluções dentro do pacote do Office 365, para garantir a compatibilidade entre as ferramentas a serem criadas. As soluções utilizadas foram o Forms, Flow, Sharepoint, Outlook e
Power BI.


A implantação do trabalho foi dividida em quatro etapas: desenvolvimento da prova de conceito, através da implementação dos aplicativos acima citados; projeto piloto, executando o modelo criado
em um departamento para avaliação de oportunidades de melhoria; capacitação dos usuários na utilização das ferramentas digitais e, por fim, a implementação em toda a empresa.


Na condição inicial, eram utilizados formulários e checklists físicos para a captura de dados. Os dados uma vez coletados, precisavam ser lançados manualmente em um banco de dados offline, comumente
em Excel, para então receberem o tratamento analítico, serem traduzidos em relatórios visuais e finalmente compartilhados.


Este processo gerava improdutividade em todo o seu fluxo. A obtenção dos dados era de execução demorada, tendo em vista o tempo entre o preenchimento dos formulários e o lançamento dos dados
em uma base. Este trabalho manual de lançamento dos dados concorria com tarefas da rotina, gerando o acúmulo de atividades e atraso no lançamento.


O tratamento dos dados também precisava ser realizado manualmente, e gerava relatórios estáticos. Devido ao tempo entre a coleta dos dados até a obtenção dos indicadores, obtinha-se relatórios que
não refletiam o estado atual, dificultando a manutenção dos quadros de gestão à vista atualizados, a transparência e a capacidade de resposta imediata frente às oportunidades identificadas.


Como exemplo, pode-se citar a identificação de funcionários que ainda não teriam preenchido o formulário no prazo estipulado.


Após a automatização deste processo, através do uso dos aplicativos do Office 365, das melhorias advindas do projeto piloto e da capacitação dos usuários na utilização das ferramentas digitais, obteve-se o novo fluxo otimizado.


O novo fluxo é iniciado com a inserção dos dados provenientes das avaliações em um formulário digital, acessado via web ou mobile.


A submissão das respostas aciona o Flow, que transfere os dados de input para o repositório de dados online localizado na nuvem do Sharepoint, e envia uma mensagem automática ao usuário, que inclui
a confirmação e um relatório resumido com as respostas submetidas.


Em seguida, o modelo criado no Power BI para tratamento dos dados e geração dos relatórios visuais é executado, mantendo desta forma as informações atualizadas em tempo real. Por fim, o website
dedicado ao BABS no Sharepoint atua como um canal de comunicação com usuário, no qual ele pode encontrar os bancos de dados, relatórios do Power BI, entre outras informações pertinentes.


A reestruturação do formato do 5S, WOC e PRO WOC, desde a execução em campo até a sua governança vai de encontro com o conceito de qualidade 4.0. A aquisição dos dados é realizada digitalmente
através do Forms. A escalabilidade é oferecida através do armazenamento dos dados na nuvem do Sharepoint.


O tratamento dos dados (analytics) é propiciado pelo Power BI, também usado na estruturação dos dados em modo simplificado e visual, facilitando a acessibilidade e interpretação dos resultados.


Por fim, a conectividade ocorre através da interação entre pessoas, dispositivos móveis e sistemas em tempo real, o que beneficia a transparência e a tomada de decisão.


Como um dos fatores contribuintes a consolidação da cultura de segurança empresarial, decorrentes do WOC, PRO WOC e 5S, verifica-se a manutenção do ambiente de trabalho em ordem, favorecendo
a identificação de oportunidades em campo. O WOC ainda contribui garantindo a presença diária da liderança no campo junto à equipe, de modo a identificar problemas e desenvolver os funcionários.


Por fim, as auditorias de execução de procedimentos (PROWOC) incluem em seu escopo a validação dos riscos e perigos levantados na execução da tarefa, assim como validação das ações preventivas, melhorando sensivelmente os processos.

Autores: Israel Oliveira Rocha – especialista de qualidade, Juliana Soares de Sousa – analista de qualidade, e Rodrigo Martins de Castro – gerente de sistemas de gestão.