Os profissionais do setor de rochas ornamentais e minerais industriais terão um espaço privilegiado para atualização de conhecimento durante o IX Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (IX Srone) e do IV Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste (IV Simin), que acontecem entre os dias 10 e 13 de abril de 2016, em João Pessoa, na Paraíba. O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) promove dois cursos com o tema geral “Uso de rochas na arquitetura e urbanismo” e “Tecnologia Mineral”.
Nos módulos referentes às rochas ornamentais, destacam-se as palestrantes Risale Neves, arquiteta da UFPE; Maria Heloísa Barros de Oliveira Frascá, geóloga da MHB Serviços Geológicos Ltda., e a engenheira de materiais, Vera Pires, da Frontwave. As especialistas vão falar de atividades como “Critérios de seleção de pedra natural para fachadas”; Conservação das rochas na arquitetura” e “Durabilidade das rochas”.
No curso de tecnologia mineral, as aulas ficarão sob a orientação de Carlos Adolpho, engenheiro de minas da UFPE e UFRJ; do geólogo do IPT e UNICAMP, Marsis Cabral Junior; e dos pesquisadores do Cetem, Adão Benvindo da Luz, engenheiro de minas UFPE; Paulo Fernando Almeida Braga, engenheiro químico da UFRRJ; Silvia Cristina Alves França, engenheira química pela UFRRJ, o geólogo Luiz Carlos Bertolino da UFRJ; Paulo Cabral de Melo, do engenheiro de minas da UFPE; o economista Gilson Ezequiel Ferreira da UFJF, e o engenheiro de minas Antônio Rodrigues Campos da UFPE. Os pesquisadores abordarão temas específicos do setor como “Água na mineração”; “Minerais industriais cerâmicos: mercado, tecnologia e oportunidades” e “Viabilidade econômica de empreendimentos mineiros”.
O Cetem organiza os eventos em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o apoio do Governo do Estado da Paraíba e do Sebrae/PB.
O IX SRONE, o IV SIMIN e a ExpoROMINN integram as atividades comemorativas dos 38 anos do Cetem, e dos 40 anos de criação do Curso de Engenharia de Minas da UFCG. São esperados 400 participantes nos dois eventos. A Comissão Organizadora já recebeu 180 trabalhos técnicos e científicos inéditos a serem apresentados nos quatro dias de simpósios. Os simpósios têm como público específico arquitetos, engenheiros, geólogos, empresários do setor mineral, professores e estudantes de áreas afins.
Mais informações: contato@srone-simin2016.com.br
Fonte: Redação MM