A Saint-Gobain Canalização, fabricante de sistemas em ferro fundido dúctil para transporte de fluidos, lançou no mercado sua linha exclusiva de produtos para o transporte de polpa à indústria de mineração. A gama é composta de tubos e conexões em ferro fundido dúctil, nos diâmetros 200 a 1200 mm, e ainda sob consulta os DNS 80 a 150.

“O mercado de Mineração é um dos mais promissores do Brasil, com potencial para dobrar a produção em 20 anos. Por isso, estamos nos preparando para atender essa demanda com produtos inovadores. Vamos disponibilizar tubos e conexões de ferro fundido dúctil para manuseio de rejeito”, afirma Marcelo Machado, diretor comercial e de marketing da Saint-Gobain Canalização.

Segundo Machado, o diferencial da empresa está nos seus produtos que são fabricados em ferro fundido dúctil, material que proporciona maior durabilidade e elasticidade aos tubos e conexões. Entre as vantagens dos tubos de ferro fundido dúctil, destaca-se o revestimento interno, que é concebido e customizado para resistir à abrasão específica de cada tipo de aplicação, polpa ou minério.

“A tubulação deve suportar não somente as pressões de bombeamento, mas também a abrasão e os impactos de intensidades variadas e esforços cíclicos que podem levar à fadiga do produto. Se comparado às soluções utilizadas atualmente pelo mercado, nossos produtos têm vida útil superior”, explica Marcelo.

Outro diferencial dos produtos da companhia, segundo o executivo, é o baixo custo da instalação, pois a montagem é fácil e mais rápida, em comparação com outras soluções. Além disso, a empresa fornece suporte técnico permanente, desde a concepção do projeto até a finalização da obra. “Sistemas de canalização de qualidade e resistentes são um dos maiores aliados das empresas que pretendem otimizar seus custos e produção”, ressalta Marcelo.

Fonte: Revista Minérios & Minerales