Serão contempladas a Cruz Vermelha do Brasil e a Fundação Abrinq/Save the Children
Com o objetivo de ajudar milhares de vítimas das enchentes da Região Serrana do Rio de Janeiro e contribuir para a reconstrução da infraestrutura local e do bem-estar social, a Rio Tinto destinará R$ 450 mil para as iniciativas da Cruz Vermelha do Brasil e da Fundação Abrinq/Save the Children na região.
As chuvas provocaram a morte de mais de 800 pessoas e milhares de moradores ainda estão desabrigados ou desalojados. A expectativa é que muitas famílias possam ser beneficiadas com estas parcerias, por meio da aquisição de matérias-primas para casas e escolas e alimentação básica. A tragédia é a maior catástrofe natural do Brasil e uma das 10 piores do mundo no último século.
A Rio Tinto é reconhecida internacionalmente por suas ações de sustentabilidade e parcerias com entidades do segmento. “Nossos corações e pensamentos estão com as vítimas desta tragédia.
Esta doação irá auxiliar para que suprimentos emergenciais de alimentos, medicamentos e água potável sejam encaminhados às vítimas das enchentes, disse Jacynthe Côté, presidente da Rio Tinto Alcan.
A Rio Tinto Alcan está presente no país há mais de 70 anos e tem participações na Mineração Rio do Norte, em Trombetas, Pará, e na refinaria do Consórcio Alumar, em São Luís do Maranhão.
Instituições contempladas
Instituição voluntária de socorros no âmbito nacional e internacional, a Cruz Vermelha do Brasil organiza serviços emergenciais às vítimas de calamidades e contribui para a melhoria de saúde e prevenção de doenças. A Fundação Abrinq foi criada em 1990 com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Desde 2009, é a representante dos programas da ONG internacional Save the Children no Brasil.