Levando em consideração que a abrasividade do minério é um dos principais fatores de desgaste em caçambas e conchas de equipamentos de mineração, a Martin Engineering desenvolveu a tecnologia Arcoplate para minimizar o gastos com manutenção e reformas. A chapa de liga fundida oferece superfície lisa e plana, sem grandes trincas provenientes da fusão de materiais; seu processo de fundição permite depositar de 4 mm a 20 mm; linha de fusão linear e uniforme, permitindo taxas de desgaste previsíveis; microestrutura homogênea; e placa sem nenhuma distorção.

Instalada em uma lâmina dozer D11 em uma mina de minério de ferro em Minnesota (EUA), a tecnologia já conseguiu 45.000 horas trabalhadas e as estimativas indicam que deva durar mais de 90.000 horas. Como comparativo, por exemplo, um trator nas mesmas condições com kit feito por chapas revestidas por solda trabalham somente 22.000 horas. Na mesma operação, kits Martin Arcoplate instalados em caminhões Komatsu & Terex de 240 t estão trabalhando de 25.000 a 28.000 horas.

Na mineração, a tecnologia é indicada para: perfuração e escavação (caçambas escavadeiras e caçambas carregadeiras); transporte (carrocerias basculantes para caminhões fora-de-estrada); tratamento e beneficiamento (chutes, peneiras, filtros, classificadores, e alimentadores); pátio de produtos (empilhadoras, recuperadoras, silos, alimentadores vibratórios, e comportas); e operações portuárias (viradores de vagões e carregadores de navios)

Tecnologia Arcoplate minimiza gastos com manutenção e reformas

Fonte: Revista Minérios & Minerales