Quimatic Tapmatic Manutenção corretiva e preventiva aumenta a vida útil dos equipamentos

A manutenção corretiva e preventiva de equipamentos vem se tornando um grande aliado das mineradoras neste momento econômico que exige redução de custos.

Sem oferecer riscos para a segurança dos trabalhos, para a qualidade ou produtividade é possível recuperar volutas vulcanizadas, rotores, tampas de bombas, correias de borracha e até exaustores a custos bem mais acessíveis do que a compra de equipamentos novos.

De acordo com WStrebinger, diretor da Quimatic Tapmatic, a manutenção – seja ela corretiva ou preventiva – pode proporcionar um significativo aumento de vida útil aos equipamentos. “Vale lembrar que quanto maior é o custo original do componente reparado, mais vantajoso torna-se optar pela manutenção”, afirma.

Para auxiliar as mineradoras nesta tarefa, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma série de produtos de alta qualidade e fáceis de manusear, que formam camadas resistentes sobre os equipamentos. Visando a tornar mais prática a recuperação de volutas vulcanizadas, rotores, tampas de bombas e esteiras de borracha, a empresa lançou, recentemente, a borracha reparadora a frio Plasteel Flex 80. O produto recupera as áreas desgastadas pela abrasão da polpa do minério e cria uma nova e resistente camada protetora, permitindo a utilização do componente novamente. A manutenção com Plasteel Flex 80 pode custar até 80% menos que a compra de uma peça nova.

Exaustores

Desgastados devido à abrasão causada por particulados de minérios e outras substâncias químicas das minas, os exaustores também podem ser recuperados de forma prática, segura e eficaz. Para a tarefa, a empresa disponibiliza a resina epóxi Plasteel Cerâmico Pintável Azul. Fácil de aplicar, o produto forma uma superfície vitrificada mais resistente à abrasão e com menor rugosidade, o que melhora o fluxo do particulado ao diminuir o atrito sobre o revestimento.

Segundo informações da empresa, o uso de Plasteel dá rapidez na recuperação dos exaustores e alta resistência contra a abrasão, tudo isso a um custo bem inferior à troca do exaustor por um equipamento novo.Isenta de compostos orgânicos voláteis, a linha de produtos é ainda ecologicamente correta e tem certificado de desempenho internacional do instituto Bureau Veritas.

Fonte: Revista Minérios & Minerales