Sistemas tratam água para manutenção de locomotivas

Sistemas tratam água para manutenção de locomotivas

Eles foram instalados na unidade da Vale em São Luís (MA)

A Vale instalou dois sistemas de água no pátio de lavagem e manutenção, localizado em São Luis (MA). Os equipamentos, fabricados pela Vibropac serão utilizados para manutenção e limpeza das locomotivas que fazem o transporte de minérios da Vale da região de Carajás para o Terminal Marítimo de Ponta de Madeira (TMPD)
O sistema foi construído e projetado para preparar água aditivada com monoetilenoglicol. Através de uma bomba de aditivo, uma porção do produto é transferida para os tanques de 8 m3 cada, onde é adicionada água.


Um agitador instalado no topo do tanque realiza a mistura e homogeneização da solução, a qual é transferida por uma bomba centrífuga para os tanques de armazenamento do cliente, pronto para uso. O sistema está equipado com diversos sensores de fluxo e de nível de produto. Uma vez interligados ao painel elétrico de comando, toda a logística de operação, status de falha e alarmes são sinalizados de forma visual e sonora, proporcionando ao cliente melhor comodidade e segurança. Já o sistema de água desmineralizada foi construído e projetado para produzir água desmineralizada com condutividade de 1 a 20 μS e pH entre 6 e 8. Um tanque de 2,5 m3 receberá água da rede. Uma bomba dosadora fará a transferência desta água, que passará por filtros especiais e deionizadores, que serão os responsáveis pela obtenção da água desmineralizada.


Esta água será armazenada em dois tanques de 2,0 m3. A medida que os tanques estão cheios, a bomba dosadora irá parar automaticamente.


Uma segunda bomba será responsável pela transferência da água desmineralizada para tanques de armazenamento da Vale. Estes tanques estão intertravados com todo o sistema. A medida que há consumo pela mineradora e os seus tanques atinjam um nível baixo, o sistema irá novamente produzir água desmineralizada, automaticamente, garantindo maior comodidade, agilidade e segurança no processo.

O painel elétrico de comando dispõe de alarmes visuais e sonoros, bem como permite manobras de teste e operação em modo manual local.