Quatro mineradoras foram embargadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) depois de fiscalização realizada nos municípios de Baixo Guandu e Pancas, região noroeste do Espírito Santo.
Os fiscais constataram que as empresas funcionavam irregularmente. A ação aconteceu nesta terça-feira (09) e continuará até a próxima sexta-feira (10).

Três das quatro empresas não possuíam licenciamento ambiental para funcionar e mesmo assim extraíam granito nos municípios. Uma delas deixou de recuperar a área degradada pelos trabalhos efetuados.
Segundo o analista administrativo Sebastião Garcia, o Ibama já havia multado e embargado as mineradoras em 2007, mas a ordem não foi respeitada. Durante a fiscalização os fiscais do Instituto embargaram novamente as mineradoras e apreenderam marletes, pás carregadeiras e compressores.

De acordo com Sebastião Garcia, as multas aplicadas foram relacionadas a degradação ambiental e chegaram a R$ 60 mil. Além deste valor que deve ser pago, os responsáveis pelas empresas também vão responder a processo criminal junto ao Ministério Público Estadual e dos municípios. As mineradoras têm 20 dias para registrarem suas defesas junto ao Ibama.


Fonte: Padrão