A Putzmeister irá exibir a sua linha de bombas de sólidos de alta densidade, capazes de bombear materiais com elevado teor de sólidos secos. O equipamento permite um controle do processo e gera uma redução na ocupação de terra, economizando significativamente água e energia.
Segundo a empresa, utilizando as bombas de alta densidade, o material pode ser bombeado com teores de água a partir de 15%, taxa substancialmente inferior a dos métodos de bombeamento convencionais. Os equipamentos, que trabalham com pistão de acionamento hidráulico, foram projetados para o bombeio de materiais altamente viscosos, com alta concentração de sólidos ou ainda aqueles extremamente secos.
De acordo com representantes da companhia, a crescente demanda por recursos minerais vem forçando as mineradoras a explorarem áreas mais profundas ou locais onde a concentração dos mesmos é baixa, gerando um aumento na quantidade de resíduos produzidos. No entorno de muitas minas, os resíduos do processamento do minério são levados para locais dedicados exclusivamente ao descarte. Os grandes volumes de materiais processados e posteriormente estocados resultam, no entanto, em uma maior ocupação de terra e impactos sobre o meio ambiente.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários