A Metso irá apresentar os britadores cônicos GP7 e HP5, o moinho Vertimill, revestimentos para báscula de caminhões e uma linha de equipamentos Faço para a mineração e processamento de fertilizantes. Além disso, os visitantes da feira poderão conhecer as tecnologias de controle de malhas de processo (Expertune) e de controle de frota (Fleet Management).

A empresa dará destaque ainda aos produtos da divisão Flow Control, que oferece válvulas, posicionadores e bombas de polpa para a indústria de mineração. “A Metso acredita que a Exposibram será uma oportunidade de apresentar soluções para um mercado que vem passando por um profundo ciclo de ajuste”, diz Anderson Brini, vice-presidente para Serviços no Brasil.

Segundo o executivo, a empresa está preparada para atender às demandas atuais de redução de custos por meio de tecnologia e excelência operacional. “O evento nos dará a chance de conversar com o mercado, ouvir nossos clientes num ambiente diferente e demonstrar o que temos feito para otimizar a produção de minérios diversos”, complementa Brini.

Desempenho dos britadores e moinhos da Metso serão apresentados durante o evento
 

Pedreira otimiza britagem

O Grupo Almeida conseguiu melhorar sua produção com a aquisição de dois novos britadores de mandíbula Metso, que foram instalados nas pedreiras de Vitória de Santo Antão e de Caruaru, em Pernambuco. Com os equipamentos e modernização das plantas, a empresa conseguiu atingir a meta de produção mensal entre 50 e 60 mil m³ de brita e de subprodutos como pó de pedra e pedriscos mistos, e atender às construtoras e concreteiras da região e do Grande Recife.

Atualmente, a pedreira Vitória emprega mais de 85 pessoas e possui uma frota de mais de 25 equipamentos móveis, incluindo caminhões e máquinas de linha amarela como pás-carregadeiras. Esse parque é responsável pela movimentação e transporte de parte da produção da pedreira para atender os clientes do grupo. A unidade abastece ainda a frota de caminhões terceirizados que buscam os vários tipos de brita diretamente na empresa.

Com uma área de 40 mil m², a pedreira adota um desmonte de rochas controlado, com tecnologias recentes e menos poluidoras. A detonação, por exemplo, é feita de forma controlada, evitando o lançamento excessivo de fragmentos de rocha. Já o transporte do minério desmontado até a planta de processamento é feita pela frota de cinco caminhões com capacidades de 16 m³ cada, gerenciados para atender a britagem de forma inteligente. Com a atual operação, a unidade está preparada para explorar a cava, de forma segura e ambientalmente responsável, pelas próximas duas décadas.

Para processar o minério extraído, a unidade possui uma linha de britagem que inclui um alimentador vibratório MV 60128, de 6 x 1,20 metros, um britador de mandíbulas C-140, dois britadores cônicos, HP-400 e HP-300 e duas calhas vibratórias. O final do processamento inclui dois conjuntos de peneiras vibratórias de 2,40 x 8 metros.

“São equipamentos excelentes e todos estão em plena operação”, comenta Severino Genaro Félix de Almeida, presidente do grupo. Segundo ele, a nova estrutura de britadores cônicos e de mandíbulas – a grande mudança da operação – possibilitou a ativação de um circuito completo de britagem, ou seja, primária, secundária e terciária, aumentando a produtividade e o portfólio de produtos.

Conhecido na região como “Genaro da Pedreira”, o empresário pernambucano ingressou no ramo de agregados em 1986, ano em que montou sua primeira pedreira. Esta em 2005, passaria a se chamar Pedreira Vitória. Tendo identificado o crescimento da construção civil no estado, ele tomou a decisão de ativar o novo britador de mandíbula C-140 na pedreira, instalação que passou a funcionar no final de 2013. O desempenho do equipamento foi decisivo para a compra do C-125, o outro britador de mandíbulas adquirido para a unidade de Caruaru. As duas compras fecharam o pacote de novas aquisições no biênio 2013-14.

Segundo Genaro, as aquisições se explicam pela parceria com a Metso, iniciada em 1998. Naquele ano, o grupo adquiriu o primeiro britador da marca, instalado em Caruaru. O fornecimento foi antecedido pelo planejamento feito em conjunto com a distribuidora Britamaq, representante da Metso na região. O processo envolveu, inclusive, a consultoria de Roosevelt Fonseca, diretor da Britamaq e executivo local à frente do atendimento do Grupo Almeida.

Fonte: Revista Minérios & Minerales