Ao contrário da tendência atual, Britasul primariza manutenção e obtém ganhos com qualidade dos serviços e redução de custos

A Britasul apresentou, no VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta da revista Minérios & Minerales, o projeto “Primarização da manutenção”, que foi aplicado na unidade de Pouso Alegre (MG). O trabalho, proferido por Luiz Fernando Martins, controller da Britasul Indústria e Mineração, objetivou reduzir custos; aumentar a qualidade de serviço e produtividade, e aprimorar o gerenciamento da equipe, das atividades de manutenção e da gestão de suprimentos.

Luiz Fernando Martins, controller da Britasul Indústria e Mineração

“A primarização se caracteriza pela reversão da terceirização, ou seja, consiste em retomar as atividades que haviam sido terceirizadas”, ressalta Martins.

Entre alguns fatores que motivaram a primarização da manutenção da empresa estão a inexperiência das prestadoras de serviços, perda de know-how pela rotatividade da equipe, retrabalhos, sucateamento das máquinas, atrasos na conclusão do serviço, deficiência de planejamento e efeito negativo sobre o resultado geral (tempo e recursos para o gerenciamento da terceirização).

Entre os objetivos alcançados após a implementação do projeto podem-se destacar a economia de R$ 165 mil no custo anual, representando 12% do gasto com manutenção; aumento de 9% na produção anual (2013); diminuição de retrabalhos; melhoria das condições dos equipamentos e melhor controle de itens de almoxarifado, entre outros.

Fonte: Revista Minérios & Minerales