A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, reforçou o conceito “da mina ao porto” durante a Exposibram 2015. Durante o evento, a empresa destacou seus serviços para o segmento de mineração, que abrangem desde a concepção e planejamento, os estudos de pré-viabilidade e exploração mineral até a logística de embarque no porto, passando pelas análises ambientais, estudos econômicos, projetos de beneficiamento e transformação mineral, logística, ferrovias, estradas e até portos.
“Nosso profundo conhecimento do mercado e expertise acumulados em diversos projetos de mineração, siderurgia, metalurgia, fertilizantes, cimentos e agregados nos permitem oferecer o conceito ‘da mina ao porto’ aos nossos clientes”, afirma Marcelo Xavier, diretor de mineração e metalurgia da Pöyry, ao acrescentar que, desse modo, as empresas podem contar com uma consultoria única para coordenar todas as fases do projeto.
Xavier destaca que esta estratégia elimina problemas como a necessidade de revisões das fases implementadas por diferentes fornecedores, situação que tem impactado mineradoras em função de falhas, falta de integração entre as fases e, consequentemente, a necessidade de refazer etapas dos projetos.
Com sede em Belo Horizonte, a unidade de Mineração e Metalurgia da Pöyry mantém um time formado por profissionais multidisciplinares que atendem as necessidades do segmento no Brasil e em toda a América Latina. No País, são clientes da Pöyry: Vale, CSN, Alcoa, Copelmi, Holcim, Gerdau, Vale Fertilizantes, Novelis, Yamana Gold, Magnesita, entre outros. A companhia também atende clientes de mineração na Finlândia, Peru, Chile, Suécia, Indonésia, Tailândia e Malásia. “Poder contar com a sinergia e integração dos colaboradores de todas essas localidades nos permite oferecer as melhores práticas nas propostas a nossos clientes, tanto em projetos de novas minas quanto para expansão de capacidade, melhoria de produtividade ou redução de custos operacionais”, completa Xavier.
Definido o projeto, a Pöyry também pode planejar toda a instalação da mina e unidades de beneficiamento, analisar os respectivos custos e gerenciar as obras em seu conjunto (na modalidade EPCM – Engineering, Procurement, Construction Management).
A empresa conta ainda com uma área de consultoria habilitada a realizar estudos de mercado, de competitividade, logística de distribuição de produtos, matérias-primas e insumos, localização de empreendimentos, estimativas de investimento, estudos de viabilidade técnica e econômica, de sustentabilidade, avaliações econômicas e patrimoniais de empresas.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários