Com mais de 40 anos de atuação na fabricação de equipamentos e instalações de beneficiamento, a IMIC se destaca pelo fornecimento de britadores, de variadas capacidades, paras os setores de mineração, agregados, siderurgia, cimenteiro e construção civil. Durante a Exposibram, a empresa expôs os britadores cônicos BCI-200H e BCI-400H, além do britador de mandíbulas BMI-1514.

Os britadores cônicos da linha H possuem proteções para as partes girantes, painel elétrico, correia de acionamento e circuito hidráulico completo. Seu conjunto de transmissão utiliza bucha de bronze que permite suportar cargas elevadas, aumentando a durabilidade do conjunto e diminuindo o custo de manutenção. Além disso, a máquina tem um sistema de cilindro posicionador, que possibilita a regulagem de abertura de forma automática, auxiliando também na liberação de corpos não britáveis durante o processamento de material.

De acordo com o engenheiro Denner Fontella, gerente comercial da empresa, a feira foi importante pare reforçar a marca perante o mercado. Durante o evento, a empresa fechou a venda de dois britadores de Mandíbulas BMI 1514 e um britador cônico BCI 300S, além de iniciar outras propostas de vendas.

“O objetivo da IMIC é fornecer equipamentos que não demandem reparos em um curto período de tempo. O BCI-400H, por exemplo, possui um sistema de suspensão automática, sendo necessários quatro minutos para suspendê-lo. Este é o grande diferencial do equipamento” afirma Fontella.

Os britadores cônicos suportam até seis câmaras de britagem, podendo o revestimento ser de material grosso, extra grosso, médio ou fino. O seu sistema de abertura e fechamento hidráulico facilita, em casos de queda de energia, o descarregamento do material existente na máquina. O BCI-400H, com capacidade de 223 a 500 m3/h (dependendo do revestimento), está equipado com um motor WEG (de quatros polos), com potência de 250 a 400 cv. O equipamento pesa 27,8 t, tem 3,8 m de altura e 3,1 m de largura. Já o modelo BCI-200 H tem capacidade de 78 a 173 m3/h, seu peso é de 10 t e o motor WEG com potência máxima de 200 cv.

O britador de mandíbulas BMI-1514, com capacidade de 608 a 810 m3/h, está equipado com motor Weg de potência máxima de 300 cv. A máquina é utilizada em britagens primárias possibilitando a fragmentação de materiais de grandes dimensões. Seu mancal é feito em estrutura reforçada bipartida, o que evita sobrecarga na carcaça do equipamento. Segundo técnicos da empresa, o formato bipartido facilita a retirada do queixo do britador para inspeções e manutenção. Os rolamentos dos britadores são das fabricantes FAG e/ou SKF.

“A grande demanda em empresas para equipamentos de britagem é a simplicidade de manutenção destes equipamentos, que agilizam as atividades de reparo, identificação e troca”, completa Fontella.

Recentemente, a empresa foi a responsável pelo projeto de engenharia, fornecimento e montagem dos equipamentos de alimentação, transporte e peneiramento da unidade de Queimados, pertencente à Petra Agregados. A planta instalada tem capacidade de 1.200 t/h de agregados.

Pelo formato turn key, a empresa instalou os equipamentos do projeto da mina Baratinha, localizada emAntônio Dias (MG) e pertencente à Bamisa. Na nova unidade, que possui capacidade produtiva de 500 t/h, a IMIC forneceu todos os equipamentos do processo, inclusive o separador magnético, modelo SMI 3200.

Localizado em Sarzedo, na Grande Belo Horizonte (MG), o complexo industrial da IMIC possui mais de 60 mil m²de área construída. Além de britadores, a companhia atua no fornecimento e instalação de alimentadores e calhas vibratórias, redutores de velocidade, separadores magnéticos, tambores desagregadores e transportadores de correia. Em serviços, a empresa faz a reforma e o aluguel de equipamentos, gestão e operação em processo de beneficiamento e projetos turn key. Mensalmente, são reformados mais de 15 equipamentos de beneficiamento, de diferentes marcas.

Fonte: Revista Minérios & Minerales