A Pimenta de Ávila desenvolve trabalhos de Gestão de Riscos associados a estruturas geotécnicas, que englobam a Gestão de Segurança e de Emergência de barragens, pilhas e taludes. São elaborados projetos voltados ao diagnóstico do desempenho e a implementação de programas que permitem a mitigação dos riscos, além da definição de medidas a serem adotadas em caso de ocorrência de acidentes. A partir do SYSDAM, criou recentemente o módulo ALERT, sistema de gestão focado para a comunidade no entorno de barragens.
O ALERT é composto por um aplicativo móvel e um módulo de gestão que, como o próprio nome diz, funciona como um sistema de alerta para moradores, durante a realização de exercícios simulados de evacuação ou em situações reais de emergência. A inovação foi acrescentada ao SYSDAM, sistema computacional para gestão de segurança de barragens que já havia sido apresentado pela Pimenta de Ávila na última participação na Exposibram. Na edição deste ano, foi a vez de apresentar o módulo ALERT.
“Sempre estamos marcando presença na Exposibram. Na última, trouxemos o SYSDAM. A adoção de um sistema para monitoramento de barragens, como o SYSDAM deve ser um padrão de transformação digital das empresas,”, ressalta Bruno Martini, Líder do Desenvolvimento do SYSDAM, na Pimenta de Ávila.
Antes de apresentar o ALERT na Exposibram – exatamente no fim de semana anterior à abertura da feira, foi realizado um simulado de gestão de emergência em uma comunidade com cerca de mil habitantes.
“Foi maravilhoso, pois verificamos que a ferramenta, de fato, funciona e em conjunto com o sistema de sirene, forma um sistema híbrido de alerta. Os alertas foram enviados através de chamadas de voz, push notification e envio de SMS. O fato da maioria das pessoas hoje possuírem um dispositivo móvel ajuda muito na adoção da ferramenta.”, destaca Bruno Martini.
A adesão foi muito boa, dentro do esperado. Para o aplicativo, as chamadas e mensagens SMS alcançaram quase a totalidade da população, por meio do envio de notificações em uma comunidade de aproximadamente mil pessoas. O teste foi no fim de semana anterior à Exposibram.
Equipe em campo e na sede da Pimenta de Ávila monitorou o processo, em tempo real. Quando a sirene foi acionada, todo sistema ALERT foi acionado também, e conseguimos acompanhar. Caso alguém estivesse perdido ou fora da rota de fuga, a equipe de campo seria avisada, para que pudesse orientar.
A ideia do aplicativo surgiu na área responsável pelos planos de ação de emergência da Pimenta de Ávila, coordenada pela Eng. Giani Aragão, visando minimizar possíveis falhas em um sistema de alerta – deficientes auditivos que não ouvem o alarme, pessoas que porventura estiverem com fones de ouvido, por exemplo, mas que conseguem visualizar mensagem, notificação na tela do computador ou por e-mail.
“A sirene é um excelente meio de alerta disponível hoje. Mas não é somente o sistema de alerta que é importante nesse processo. É preciso todo um treinamento com a comunidade, para que possam se deslocar até um ponto de encontro. O sistema vem para instruir como chegar nestes locais de forma segura, com indicação da rota, facilitando o deslocamento. Além disso, a ferramenta se torna um meio de comunicação entre empreendedor e comunidade, através do envio de mensagens”, finaliza o Líder de Desenvolvimento da empresa.
SYSGEO
Além do ALERT, a empresa apresentou, também, o SYSGEO, que é um sistema de análise de estabilidade integrada ao sistema de monitoramento.
“Hoje temos um portfólio muito bom de clientes graças ao trabalho de uma equipe incrível de programação, engenheiros e geotécnicos. Nosso sistema monitora mais de 120 barragens e 20.000 instrumentos pelo Brasil. Em relação a Exposibram, está sendo muito interessante perceber que empresas que utilizam outros sistemas estão adorando o SYSDAM. Esse feedback tem sido muito positivo. Poderão vir muitas oportunidades para a Pimenta de Ávila e para o SYSDAM para os próximos meses”, acredita Bruno Martini.
O profissional da Pimenta de Ávila contou que cada cliente que visitou o estande trouxe uma oportunidade de melhoria, uma sugestão, algo que seja útil.
“O que vamos desenvolver nos próximos meses provavelmente veio dos contatos com clientes e possíveis clientes durante a Exposibram”, prevê.
Últimos Comentários