Por Edson Del Moro, Country Manager da Hochschild Mining

Desde o lançamento da pedra fundamental, em abril de 2022, a Hochschild Mining trabalha ativamente na construção da mina do Projeto Mara Rosa. A partir do dia que recebemos a Licença de Instalação das mãos do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, trabalhamos todos os dias no avanço das nossas atividades para cumprirmos a previsão de entrega da obra, no primeiro trimestre de 2024. 

A construção iniciou-se com a mobilização de empresas, limpeza do terreno e acesso às áreas, passando pela escavação no Reservatório Pequi que se intensificou a partir da supressão e movimentação de terra. 

Escavação, terraplanagem, obras civis e industriais e outras atividades começaram no final do segundo trimestre de 2022. Hoje, temos a satisfação de comunicar que, graças ao comprometimento dos colaboradores de diversas áreas, conseguimos terminar janeiro de 2023 com 51% da obra concluída, com destaque para: Reservatório Pequi, distribuição de rede elétrica provisória, platô da planta de beneficiamento, platô da britagem, acessos temporários, instalação de canteiros de obras e alojamento para os profissionais. Um número significativo, considerando apenas oito meses de trabalho.

Como Country Manager da Hochschild Mining no Brasil, estou satisfeito em acompanhar a evolução das nossas atividades. Para que tudo isso fosse possível, investimos US$ 70 milhões até o momento, com a importação de diversos equipamentos, como moinhos, britadores, filtros etc. Ainda serão entregues mais de 6 mil toneladas de equipamentos, caldeiraria e estruturas metálicas dentre outros que serão utilizados na obra para implantação da planta de processos e atividades da mina.  Até o fim da obra, a Hochschild terá investido, aproximadamente, U$200 milhões nas instalações.

Hoje, possuímos um total de mais de 1.300 colaboradores trabalhando diretamente na futura mina.  Para tudo isso, priorizamos a contratação de mão de obra local, sendo um grande contingente de pessoas oriundas de Mara Rosa e região. Estimular a comunidade faz parte da política de desenvolvimento local em que estamos inseridos e nos orgulhamos em contar com tantos talentos promissores em nosso projeto. Também priorizamos a compra de insumos por meio de desenvolvimento de fornecedores locais. 

Nosso objetivo é gerar o máximo de oportunidades em empregos diretos e indiretos, pois todos sabemos que a mineração no Brasil tem esse poder. Em Mara Rosa (GO), encontramos pessoas comprometidas em atuar ao lado de uma empresa séria e responsável, em um projeto audacioso. 

Com a chegada da estação chuvosa, teremos o desafio de fazer as obras continuarem mesmo com as particularidades que o período apresenta. Para isso, colocamos em prática um Plano de Chuva, com a aplicação de medidas como a adoção de um segundo turno para manter o ritmo planejado das obras. 

Aplicando as boas práticas de meio ambiente, social e governança (ESG, na siga em inglês), podemos encarar os desafios de um projeto muito desafiador com as lentes do futuro. Desejamos permanecer alinhados com a preservação ambiental enquanto cuidamos de nossa sociedade e cumprindo as melhores práticas de compliance na governança corporativa.  

A chegada da Hochschild no Brasil, um país com grande potencial mineral, representou importante crescimento para a companhia. Para nós, é um orgulho estar em um estado com tantos potenciais como Goiás e em uma cidade calorosa e rica em cultura e história, como Mara Rosa.