Tecnologia aposta em torque preciso e controle de velocidade específicospara prensa de rolos de alta pressão (HPGR – high-pressure grinding rollers)
Basicamente, o sistema permite que o operador gerencie em tempo real os torques fornecidos em cada um dos rolos. O equilíbrio de velocidade é mantido até mesmo com cargas diferentes nos rolos, reduzindo ao mínimo os deslizamentos e o desgaste de uma forma geral.
À medida que os rolos começam a se desgastar (após certo período de operação), eles sofrem diferentes taxas de desgaste com base em muitos fatores, tais como alimentação, características dos minérios, posicionamento da caçamba, etc. A tecnologia RollXtendTM dá flexibilidade para ajuste da carga colocada em cada rolo com base no desgaste que eles sofreram, de modo que ambos os rolos possam ter a carga distribuída de maneira uniforme e, como consequência disso, amplia a vida útil do par de rolos.
Em termos de manutenção, a tecnologia também possui vantagens significativas, de acordo com a ABB. Atualmente os HPGRs exigem inspeções e manutenção regulares para garantir que os danos aos pinos sejam contidos e que o equipamento continue a funcionar de forma eficiente. Para facilitar o deslocamento do rolo para inspeção, os operadores precisam desacoplar o drive principal e acoplar um drive auxiliar. Esta operação leva bastante tempo e oferece em risco a segurança dos trabalhadores. Com o sistema RollXtendTM, a inspeção e manutenção podem ser realizadas sem o desacoplamento do drive principal.
Segundo a empresa, os benefícios da tecnologia se concentram a longo prazo, pois o sistema prolonga a vida útil por completo da prensa de rolos de alta pressão (não somente dos rolos), permite uma manutenção mais eficaz e segura, além da flexibilidade operacional e melhor desempenho do processo de trituração.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários