Nexa anuncia acordo para comprar a participação acionária de 30% do projeto Aripuanã

A Nexa Resources anunciou que chegou a um acordo para adquirir, por meio de sua subsidiária Votorantim Metals Canada, a mineradora canadense Karmin por um valor de US$ 70 milhões.

Atualmente a Karmin, através de sua subsidiária Mineração Rio Aripuanã, é dona de 30% do Projeto Aripuanã — empreendimento polimetálico de exploração e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre em Mato Grosso que prevê investimento de R$ 1,5 bilhão. Após o fechamento da transação, a Nexa e a Nexa Peru serão donas de 100% do projeto.

“A aquisição consolida nossa participação societária do Projeto Aripuanã, permitindo flexibilidade nas vendas para incrementar nossas margens. Acreditamos que esse é um negócio estratégico e enriquecedor para a Nexa, enquanto também beneficia a Karmin”, afirma Tito Martins, CEO da Nexa.

O Projeto Aripuanã tem uma vida útil estimada em 13 anos considerando as reservas minerais, com potencial extensão por mais 6 anos. Com base nas perfurações de exploração existentes, há potencial para descoberta de novos depósitos em corpos satélites, que no futuro poderão ser integrados a Aripuanã.

A Nexa acredita que essa aquisição pode permitir sinergias operacionais e tributárias entre suas operações. Mais especificamente, será possível integrar o concentrado de zinco de Aripuanã com as unidades de metalurgia da Nexa no Brasil.