A embarcação Panamax NBA Monet foi carregada com 80 mil t de pellet feed e está atualmente a caminho da China
A Anglo American realizou, no último dia 7 de dezembro, o segundo embarque de minério de ferro do Sistema Minas-Rio, empreendimento da empresa em operação nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O navio Panamax NBA Monet deixou o terminal de minério de ferro do Porto do Açu com aproximadamente 80 mil toneladas de minério de ferro pellet feed rumo à China.
“O segundo embarque ocorreu dentro do prazo previsto e é mais uma importante entrega para o ramp-up do Sistema Minas-Rio. Nosso foco daqui em diante é concluir o ramp-up de forma segura e responsável, até alcançarmos, nos próximos 18 meses, a capacidade de produção anual de 26,5 milhões t de minério de ferro”, ressalta Rodrigo Vilela, diretor de Operação do Sistema Minas-Rio.
O primeiro embarque do Sistema Minas-Rio foi realizado no último dia 25 de outubro de 2014 com o navio Panamax Key Light e carga de aproximadamente 80 mil t. O destino final também foi a China e a previsão é que a embarcação chegue ao país asiático até 17 de dezembro. A produção do empreendimento para 2015 será de 11 a 14 milhões t de minério de ferro. Atualmente existem cerca de 150 mil t estocadas no Porto do Açu.
O Sistema Minas-Rio se destaca entre os maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro do mundo devido ao seu produto final, um pellet feed de alta qualidade destinado a operações de alto-forno e redução direta, além do grande volume de recursos minerais.
O pellet feed possui 68% de ferro após beneficiado e baixos teores de contaminantes como sílica e fósforo. Já o volume de recursos atualmente é de 5,8 bilhões t, quantidade quatro vezes maior desde a aquisição do empreendimento, em 2008. O montante relativo às reservas minerais é de 1,45 bilhão t (certificadas).
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários