Trabalho envolveu adequação de processos e treinamento dos operadoresna unidade Serra Grande, da AngloGold Ashanti

Diogo Afonso Costa, gerente do Departamento de Geologia e Exploração da AngloGold Ashanti apresentou o trabalho “Recuperação no processo de lavra de 16% gerando ganhos de US$ 2 milhões” no VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta da revista Minérios & Minerales.

Diogo Afonso Costa, gerente do Departamento de Geologia e Exploração da AngloGold Ashanti

Diante da necessidade de melhorar os parâmetros operacionais, com a redução da diluição operacional e aumento da recuperação de lavra, a empresa iniciou, em 2011, os trabalhos de controle de qualidade da Unidade de NegócioSerra Grande, localizada em Crixás (GO) e composta por três minas subterrâneas e uma a céu aberto, além da planta de tratamento de minério.

Plano de ação contemplou a recuperação de lavra com foco na qualidade de perfuração

A primeira etapa deste projeto consistiu em realizar uma medição real através de levantamentos topográficos de 100% dos realces lavrados, onde é possível reconciliar o planejado versus o executado. Após a medição foi identificado que estes parâmetros estavam acima da meta utilizada na elaboração do programa de produção.

A partir dos resultados obtidos, a empresa iniciou um trabalho de melhoria com o objetivo de alavancar estes indicadores. Após análise dos dados obtidos por meio de levantamentos topográficos e acompanhamentos operacionais foi elaborado um plano de ação para melhorar o desempenho e alavancar os indicadores de diluição e recuperação de lavra com foco na qualidade de perfuração e avaliação/melhoria no sistema de contenção do maciço rochoso.

A empresa implementou ações visando aumentar a qualidade de perfuração como instalação de inclinômetro nos Simbas de mesa; adequação da altura da galeria versus emboque dos furos; medição de desvios dos furos através de perfilagem e a utilização de hastes guias para a perfuração dos slots, reduzindo o desvio dos furos. Além disso, foi feito um treinamento dos operadores e um acompanhamento em campo.

As melhorias em relação ao sistema de contenção envolveram a instalação de cabos duplos, utilização de cabos com maior comprimento (15 mt) e a utilização de cabos modificados (Nutcage).

Com a implantação das ações, a empresa obteve uma melhoria significativa ao longo dos últimos anos. Em 2014, a companhia superou a meta de diluição em 9% e a recuperação de lavra em 2%, resultando em um ganho aproximado de US$ 2 milhões.

Primeira etapa do projeto consistiu em realizar uma medição atravésde levantamentos topográficos de
100% dos realces lavrados.Empresa instalou inclinômetronos Simbas de mesa

Fonte: Revista Minérios & Minerales