Situado em São José dos Pinhais (PR), o Grupo AIZ é composto por várias empresas e em 2018 inovou na área industrial, incorporando novas companhias e produzindo equipamentos rodoviários, florestais e de construção. Especialmente para o segmento de mineração, fabrica a escavadeira e draga anfíbia.

A primeira apresentação desta máquina ocorreu na Exposibram, em Belo Horizonte (MG), no ano passado. A máquina foi um sucesso e algumas unidades foram comercializadas no próprio evento. Posteriormente,
foi exposta na Fenatran, em São Paulo (SP). A visitação e curiosidade do público em razão da inovação e carência de produto similar no Brasil chamou a atenção da empresa.

O equipamento utiliza a parte superior de uma escavadeira Caterpillar acoplada sobre um chassis-estrutura, que por sua vez é apoiado em dois flutuadores principais. Cada flutuador contém três compartimentos
hermeticamente fechados (que resulta em maior segurança de flutuação) que dispõe de acessos individuais de manutenção.

Na extremidade de cada tanque são montados dois sistemas de acionamento hidráulico (motoredutores) onde são fixadas engrenagens
motrizes que tracionam o sistema de grandes correntes-sapatas em torno dos flutuadores.

Alguns itens do equipamento (concha, braço, lança e implemento de dragagem) poderão ser customizados de acordo com a operação
do cliente.

Como objetivo de melhorar a segurança foi desenvolvida versão não tripulada. A realização do trabalho via rádio-controle traz muitos benefícios em termos de redução de custos e tempo, permitindo que o trabalho prossiga com segurança mesmo em áreas perigosas.

A operação pode ser visual com operador a curta distância ou remota de um centro de operações (até 800 metros de distância). Contando com NR 12, guarda corpo, passarelas externas, sistema autônomo de combate a incêndio, possibilidade de injeção de poliuretano expandido nos flutuadores, a anfíbia contempla e supera todos os itens de segurança.

Outro diferencial é o sistema de tração com quatro motoredutores, o que mantém a corrente esticada todo o tempo diminuindo o desgaste do material rodante e propiciando também maior desempenho em aclives.

A Anfíbia AIZM é muito útil em áreas alagadas onde um equipamento convencional afundaria, na limpeza de lagoas e rios e no descomissionamento de barragens onde pode ser utilizada um sistema de dragagem, acoplado ao sistema de bombeamento que faz a desagregação do rejeito e o transporta através de tubulações para o reprocessamento em balsas ou bacias de decantação.

Também serve para fazer o direcionamento dos espigotamento de barragem, realizando linhas que mudam o curso do rejeito. O sistema de dragagem pode produzir 420 toneladas (até 30% de sólido) por hora a 300 metros do recalque.