Foram 1.000 horas de ganhos operacionais, graças ao uso de um lubrificante de alto desempenho. Esse é o resultado de um grande produtor de cobre peruano que usou graxa de alta qualidade nos rolos de moagem de alta pressão (HPGR) de uma mina a céu aberto nos Andes. As análises laboratoriais realizadas na antiga planta de britagem mostraram que a graxa Arcanol LOAD1000, da Schaeffler, não apenas tem uma capacidade de carga maior, mas também é mais produtiva do que as outras graxas usadas até o momento.

Segundo a empresa peruana, o lubrificante Schaeffler Arcanol LOAD1000 permitiu a economia de várias toneladas de graxa por ano e, ao mesmo tempo, uma contribuição sustentável para o meio ambiente. De acordo com a Schaeffler, a solução possui inúmeras vantagens: aumento da vida útil da graxa e do rolamento; lubrificante personalizado projetado para altas cargas de rolamentos e o mais adequado para condições de trabalho que envolvem um alto grau de contaminação e cargas de choque.

DESAFIO: MINA NOS ANDES

Segundo a Schaeffler, o cliente peruano expandiu a planta do concentrador de 120.000 para 360.000 toneladas métricas por dia, proporcionando uma produção anual adicional de cobre e molibdênio de cerca de 600 milhões de libras e 15 milhões de libras, respectivamente. De fato, desde 2018, o cliente tem tido a capacidade de extrair até 409.500 toneladas de minério por dia com sua planta concentradora, expondo assim os britadores e moinhos a cargas mais altas e colocando os rolamentos sob tensão.

Os moinhos HPGR especiais também são usados além dos britadores primários e secundários para o processo de fragmentação. As ferramentas de moagem são compostas por dois rolos em contra rotação, entre os quais o material de moagem é esmagado. Um rolo é projetado como um rolo fixo e o outro como um rolo flutuante.

Fortes forças de pressão são eficazes durante o processo de moagem. Essa pressão combinada com cargas de choque e contaminantes, coloca os rolamentos dos roletes sob tensão considerável. Por esse motivo, é dada ênfase especial à lubrificação corretados rolamentos. Como o uso de três marcas diferentes de graxa lubrificante estava causando flutuações significativas no desempenho dos moinhos de rolos, o desafio consistia em decidir sobre uma solução ideal de graxa que melhorasse a eficiência geral da máquina.

O distribuidor local autorizado da Schaeffler, BC Bearing Peru, foi selecionado como fornecedor de graxa lubrificante para os rolamentos HPGR durante um processo de licitação. Foi então, que a graxa Arcanol LOAD1000 foi usada em dois rolos de moagem de alta pressão durante um ano. Nesse período, amostras de graxa foram coletadas todos os meses pelo fabricante do cobre.

Todos os resultados individuais foram documentados e discutidos em detalhes entre a equipe de manutenção do cliente e os engenheiros da Schaeffler. Os vários testes, análises e comparações com graxas da concorrência conseguiram convencer a equipe de gerenciamento de manutenção do cliente sobre a qualidade da graxa da Schaeffler.

Por fim, comprovou-se que o Arcanol LOAD1000, dentre todas as graxas comparadas, possui desempenho que dura até 1.000 horas a mais do que as outras testadas. Por esse motivo, o produtor de cobre está usando a graxa Arcanol LOAD1000 em um total de 12 rolos de moagem de alta pressão.